Parque Nacional Plitvice

Espetáculo natural de floresta e águas verdes



Nosso último destino de férias na Croácia foi o Parque Nacional Plitvice, Patrimônio Natural e Cultural da UNESCO por ter uma geologia única no mundo em que as barreiras de tufa* têm entre 6000 a 7000 anos, o que garante a formação dos lagos verde aveludados na região.

Nos hospedamos nos arredores do parque na noite anterior para que pudéssemos acordar descansados e, depois de um café da manhã reforçado, ir direto curtir o nosso passeio no parque, que é muito grande e merece um dia inteiro dedicado a ele.

Estacionamos próximo a entrada do parque e enfrentamos a enorme fila para comprar os tickets e entrar no parque, e aí está a grande desvantagem da alta estação: muita gente e preços mais altos!

Assim que entramos no parque, recebemos um mapa com todas as opções de trajetos sinalizados e com legendas. Optamos por fazer um trecho que nos permitiu explorar a maior parte do parque, mas isso é de livre escolha, vai da disposição de cada um. Na ida caminhamos e fizemos uma travessia de barco e na volta caminhamos e fizemos um percurso de "trem".

Toda a extensão do parque é bem sinalizada, de fácil acesso e superfície regular para caminhada, mesmo assim foi uma boa ideia termos optado por fazer o passeio de tênis. Foram horas de andanças sem pausa que passaram muito rápido, tão belos eram os cenários. 

Vale a pena a visita! Se você for a Croácia com tempo para visitar apenas um parque natural, e quiser saber a minha opinião, eu diria que entre o Plitvice ou o Parque Nacional Krka: o primeiro é mais bonito, maior e melhor estruturado, mas não é permitido nadar como no segundo. Mesmo assim eu indicaria o Plitvice.

* Mais informações sobre as barreiras de tufas (link em inglês)



Informações úteis:

Site Oficial do Parque Nacional.

O parque recebe visitas durante o ano todo e os preços variam de acordo com a época da visita. Nós pagamos 110Kn (+/- 16€) no mês de setembro/15.

Confira aqui a lista de preços e horários de abertura.

Estacionamento é pago e a cobrança é relativa ao tempo de permanência.

Dentro do parque o trajeto não é fixo, você pode escolher o que trecho a ser percorrido de acordo com o seu gosto pessoal e é tudo muito bem sinalizado.

O parque possui banheiros não pagos e almoçamos em um restaurante de preço razoável que encontramos ao longo do percurso.

Eles são pet friendly, por isso podemos levar os nossos amigos peludos sem problemas, mas devem ficar de coleira durante todo o passeio.

Não é permitido entrar na água em momento algum, portanto não esqueçam de levar consigo garrafinhas de água se forem enfrentar o calor do verão durante a visita. 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.