Os portões de Munique

Munique é uma "senhora" de 857 anos e durante a Era Medieval era completamente murada. Em sua segunda grande expansão, ao longo dos altos muros que a circundavam, foram construídos três portões que davam acesso à cidade. 

A mando do rei Ludwig da Baviera, todos os três começaram a ser erguidos no final do século 13: Sendliger Tor, Isartor e Karlstor.

Sendlinger Tor Construído entre 1285-1337, foi poucas vezes restaurado para que o tempo e o tráfego pesado não o derrubassem, o único portão que sobreviveu completamente à passagem do tempo e guerras.

Antigamente o trânsito de carro e trens passava por debaixo do portão, mas para protege-lo da vibração e evitar desgastes em sua estrutura, a área ao redor dele foi transformada em praça e apenas pedestres transitam através dele.

Durante a segunda guerra mundial ele praticamente não sofreu danos, por isso é o único dos três que permanece completamente em sua construção original.

Munique, Alemanha

Isartor significa "portão do Isar" e leva esse nome por ter sua frente voltada para o rio Isar. Construído em 1285-1347, teve o afresco incluído em 1833 em homenagem à vitória do Imperador Ludwig (eu sei, eles gostavam bastante desse nome!) na batalha de Ampfing, e mais tarde incluiram também o relógio.

O Isartor foi seriamente danificado durante a segunda guerra, mas apesar de boa parte dele ter permanecido de pé, foi necessária uma grande restauração no portão e no afresco que foram feitas de forma fiel, mantendo sua antiga aparência.

Munique, Alemanha

Karlstor fica na famosa Karlsplatz (Stachus) e construído na mesma época dos outros dois. Ao longo da história sofreu várias alterações em sua largura, altura e estilo (que era gótico) mudou inclusive no nome, foi o que mais sofreu danos durante a segunda guerra e foi reconstruído de forma mais simplificava, portanto não apresenta sua aparência original.

Hoje é o portão de entrada para a mais movimentada rua comercial da cidade e, apesar de ser o mais modificado, tem a historinha mais legal dos três:

Stachus, Munique, Alemanha

Quando construído pelo rei Ludwig da Bavária o portão chamava Neuhauser Tor, mas mudou de nome por exigência do Karl Theodor (Príncipe-eleitor, Conde Palatino e Duque da Bavária), passando a se chamar Karlstor em homenagem a si próprio, assim como fez com a praça Karlsplatz (1797).

Porém, tamanha era a impopularidade de Karl Theodor, o povo de Munique se recusou terminantemente a chamar a tal praça pelo nome dele e a batizou de Stachus, nome de um famoso e popular restaurante que se localizava na praça naquela mesma época.

Mas porque ele era tão impopular??? Naquele tempo, a Áustria tinha uma grande propriedade que cobria a região onde hoje estão a Bélgica e Luxemburgo e Karl tentou negociar uma troca: Ele ficaria com aquele território e a Bavária passaria a pertencer a Áustria.

A negociação não deu certo e a população não ficou nem um pouco contente com aquela história toda. Quem ficaria? Pouco tempo depois o Príncipe-eleito tentou voltar às boas com o povo e o presenteou com o Englischer Garten, famoso jardim inglês no coração de Munique, mas foi em vão! A praça é chamada de Stachus até hoje!!!

4 comentários:

  1. Mi, que legal!!!! Amo seus posts.... Saudades!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, sabe me dizer se é tranquila a hospedagem perto do Isartor? Obrigada, desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marina, é tranquilo sim! Aliás é uma região ótima, o Isartor faz parte do centro histórico da cidade e dali você tem a oportunidade de fazer praticamente tudo a pé. A única região que eu não indico se hospedar é nas proximidades da Hauptbahnhof (estação central) porque tem um movimento bem diferente a noite, não que seja perigoso, mas eu pessoalmente acho desconfortável andar por ali depois de certa hora com o movimento dos bordéis e casas de apostas.

      Excluir

Tecnologia do Blogger.