Bayern: Bavaria ou Baviera?

Munique, Alemanha

Resido há quase 5 anos no sul da Alemanha, mais especificamente no estado de Bayern e vez ou outra surge alguém que me pergunte qual é o certo de se falar: Bavaria ou Baviera?

A resposta é: Baviera!

Mas então porque sempre vejo escrito Bavaria nos seus posts?  

Theresienwiese, Munique

Bom, por muito tempo eu não soube dizer qual das duas expressões era de fato correta e quando descobri me causou certa confusão, por isso me dediquei a buscar o motivo pelo qual a língua portuguesa tem "Baviera" como certo... 

Foi então que descobri que simplesmente adotamos a tradução francesa da palavra, não sei por que motivo isso aconteceu, já que a origem da palavra latina é Bavaria!!!

Pois é minha gente, não se sabe o porque o nosso bom português adotou a palavra do francês e não do latim como a própria Alemanha o fez. Heim?? A Alemanha usa "Bavaria"??? Sim!!! Já explico:

Bavaria (assim mesmo como está escrito) é o nome da padroeira do estado, personificada em uma imensa estátua inteiramente fundida em bronze, em sua imponência está representada toda a força e gloria de Bayern. 

A estátua foi erguida pelo rei Ludwig I no ano de 1850 na Theresienwiese (campo onde acontece todo ano a tão famosa Oktoberfest), juntamente com o Ruhmeshalle (hall da fama), onde o busto de figuras importantes estão dispostas para serem lembradas.


Bavaria, Theresienwiese

Munique, Alemanha

Às suas costas tem um parque chamado Bavariapark e a rua que contorna toda a extensão do campo se chama Bavariaring e a principal rua que chega até a ela se chama Bavariastraße...

Eu poderia continuar falando sobre mais lugares batizados de Bavaria, por isso da minha confusão entre Bavaria e Baviera, mas acho que consegui me justificar né!? :)

No final das contas o verdadeiro motivo pelo qual sempre digo Bavaria, e não Baviera, é porque já se tornou um vício de linguagem, mas daqueles que grudam como chicletes sabe!?

E agora que vocês já sabem de tudo isso, podem até passar a errar como eu não é!? (ou não!? Rssssss). Brincadeiras a parte, vou tentar não cair no vício e passar a escrever certo, ok!? :)

E então, perdoada?


Munique, Alemanha
Bavaria zelando pela Theresienwiese
Munique, Alemanha
Entrada às costas da Bavaria
Munique, Alemanha
Aos pés da Bavaria, vista para a Theresienwiese onde acontece a Oktoberfest

Informações úteis:

A estátua da Bavaria pode ser visitada, às suas costas tem uma entrada de acesso à escadaria circular no seu interior. 

Por €3,50 você pode subir e observar através dos olhos da Bavaria que zelam a Theresienwiese há mais de 160 anos.

abril a 15 de outubro: 9:00 às 18:00h
em época de Oktoberfest até 20:00h
16 de outubro a março: Fechado!

Quem quiser saber um pouco mais a respeito da história da Oktoberfest e Theresienwiese é só clicar aqui!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.