Croácia ~ Curiosidades e informações úteis



1. Praia de Areia ~ Acho que os croatas não sabem o que é uma verdadeira praia de areia! Digo isso porque todas as vezes que pedimos indicação de uma, quando fomos ver a "areia" era de seixos, que são aquelas pequenas pedrinhas arredondadas que acabam com o pé descalço. Por isso sugiro que não esqueçam de adquirir aquele sapatinho acquashoe horroroso.

Quando eles disserem que a praia é de pedra, se prepare para dar de cara com pedregulhos! Mas tem também a praia de cimento... isso mesmo que você leu: cimento! A praia é uma enorme calçada de cimento com uma escadinha daquelas de piscina pra você entrar na água e poder nadar.

2. Praia Pet Friendly ~ A grande maioria das praias, principalmente as turísticas, não permite animais, mas fomos a uma praia pet friendly em Split que tinha barracas com propaganda de comida de cães e gatos, chuveiros e trocador. Muito boa estrutura, mas a água era meio mexida e tinha bastante lodo que se desprendeu das pedras e ficava agarrando nas pernas sabe!?

3. FKK/Nudismo ~ O nudismo ou FKK (Freikörperkultur = Cultura do corpo livre) é extremamente comum na Croácia e você provavelmente vai topar com um grupinho peladão mesmo que não queria.

Apesar de ser proibido nas praias mais turísticas, muita gente não respeita a proibição e fica peladona numa boa. É frequente que o grupo de peladões fale alemão! Rssss... Daí não é de surpreender que a sigla FKK, vinda de uma palavra alemã, seja muito usada na Europa. 

Se é a sua primeira vez desbravando praias na Croácia e você nunca passou pela experiência de se deparar com um "jardim" de peladões tomando sol, vá preparado para um primeiro momento de constrangimento... constrangimento seu, porque eles nem ligam.

Praia de cimento. Foge do meu conceito de praia, mas...
A "areia" de pedrinhas matadoras de pés
4. Estradas Croatas ~ Fizemos Dubrovnik a Munique de carro, então atravessamos praticamente toda a extensão do país. Se você estiver dirigindo no país vai perceber que tem duas opções a escolher: Auto estrada ou estradas marginais. 

As auto-estradas são de boa qualidade, bem sinalizadas, mais largas, de maior velocidade e pagas. O valor varia de acordo com a distancia percorrida e funciona de maneira intuitiva: Assim que você entra na auto-estrada recebe um bilhete que deve ser devolvido quando alcançar sua saída, e assim será calculada a distancia percorrida e valor a ser pago.

As estradas marginais não são pagas, também são boas e bem sinalizadas, mas são mais estreitas, de menor velocidade e com mais curvas, fazendo com que o percurso leve mais tempo para ser feito.

5. GPS/Sistema de navegação ~ Nós viajamos com um GPS recém comprado com todos os mapas atualizados, mesmo assim o navegador se perdeu algumas vezes ou simplesmente não encontrava o endereço digitado. 

O que nos salvou, e sugiro que façam o mesmo, foi ter as coordenadas dos hotéis e demais destinos anotados para adicionar no GPS caso ele não reconhecesse o endereço. Um mapa também pode vir a calhar.


6. Transporte Público ~ As cidades em que estivemos eram muito bem servidas em ônibus circulares e custavam barato, mas não é permitido levar o seu bichinho de estimação junto, por isso depois que deixávamos nossas bagagens no hotel tudo era feito a pé.

7. Fronteira Bósnia e Herzegovina e Croácia ~ A Croácia, apesar de estar em fase de "adaptação" para fazer parte da União Européia, ainda não é efetivamente um país membro. Por isso, somos vistoriados na fronteira quando saímos ou entramos na Croácia através de um país membro. Se você fizer o trajeto Dubrovnik <-> Split de carro vai precisar atravessar a Bósnia e Herzegovina. Ahm?

Bom, se você já observou com atenção o mapa da Croácia, deve ter notado que uma estreita faixa da Bósnia e Herzegovina chega ao mar atravessando a Croácia e dividindo seu território em dois. 

São menos de 10Km que separam o país em dois e, apesar de não fazer filas nem ser uma vistoria rigorosa na fronteira (pelo menos quando passamos), é bom ter os documentos por perto.

3 comentários:

  1. Para quem cresceu em praias como as nossas... Rs. Mas, o lugar parece ser belíssimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu lembrava da areia de Guarapari quando andava na pedra (quente).
      :(

      Excluir
  2. Uhul!
    Agora eh michelletaodistante.com
    !
    :)

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.