Um dia na Arca de Noé

Visitando a Arca de Noé, ancorada em Dordrecht: cidade mais antiga da Holanda

 


Hoje vou voltar pouco mais de um ano no tempo e contar um passeio que eu e minha mãe fizemos em janeiro de 2015: Passamos alguns dias na Holanda, estávamos hospedadas na casa de um primo que mora em Rotterdam (Obrigada Guto!) e um dos destinos que planejamos visitar foi Dordrecht

Antes de bolar nosso roteiro de viagem, nunca tinha ouvido falar naquela cidade e me surpreendi quando descobri que, de acordo com registros históricos, Dordrecht é a cidade mais antiga da Holanda.

Saímos de Rotterdam logo depois do café da manhã e optamos por ir até lá de trem. O trajeto durou cerca de 15 minutos e nos custou 4,20€. Também havia a possibilidade de irmos de Speed Boat, mas como fazia frio e ventava (e como ventava...) decidimos que o trem parecia a opção mais confortável.




A cidade é a descrição clichê do que sempre lia ou ouvia dos outros a respeito da Holanda: Casinhas lindas debruçadas umas sobre as outras, diversos canais e cantinhos charmosos, centenas de barcos docados na altura das calçadas e muitas bicicletas, mesmo naquele dia chuvoso de inverno.

Durante nossa caminhada pelo centro, nos deparamos com a Onze-Lieve-Vrouwe-Kerk ~ Igreja de Nossa Senhora (1284-1470) ~ que tem uma torre inacabada de 65m e um carrilhão com 67 sinos, sendo um deles o mais pesado da Holanda com 9830kg. Infelizmente não pudemos visitar seu interior porque estava fechada para reunião do conselho paroquial.

Passamos também pelo museu de arte de Dordrecht que tem obras de vários artistas dos últimos 400 anos. Mas também não entramos para visita-lo porque o nosso objetivo na cidade era um tanto inusitado: Visitar a Arca de Noé! Oi?



Pois é, certo dia o milionário Holandês Johan Huiber teve o sonho de construir a Arca de Noé em tamanho original, seguindo as exatas instruções que constam na Bíblia Sagrada.

A construção, que teve início em 2008, levou 4 anos para ser finalizada, tem registro e licença para navegar e hoje está ancorada no porto da cidade de Dordrecht.

Além disso foi criada a Fundação Arca de Noé, organização sem fins lucrativos que tem como um de seus projetos, utilizar a Arca como principal veículo na missão de ensinar, de forma interativa, diversos trechos e passagens da Bíblia.

A Arca tem 137 metros de comprimento e autorização para receber 3000 visitantes por vez, a grande maioria dos animais são de mentira, porém alguns viveiros de pássaros e outros poucos de pequeno porte podem ser vistos e ao longo do percurso estão montadas cenas bíblicas e informações a respeito da construção da Arca e dedicação do Noé e sua família.




Foi um passeio muito lindo que valeu muito a pena fazer. Infelizmente a Arca está em fase de manutenção e por isso não está aberta para visitação e o site não traz tantas informações quanto gostaria, MAS (sempre tem um mas): 

Uma informação que me pareceu muito clara é que parece existir um acordo entre parceiros para que a Arca de Noé seja levada para o Brasil e esteja ancorada e aberta para visitação no Rio de Janeiro durante os jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.

Eu fiquei muito encantada com a ideia de poder visitar a Arca e com todo o projeto envolvido. Quem quiser dar uma olhada no site oficial é só clicar Aqui! (site em inglês).

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.