Natal 2014 e Coroa do Advento


Nesse último post do ano resolvi dar outra pausa nas postagens sobre o Tour Viking que fizemos em agosto, para falar dessa época especial do ano que é o Natal.

Quem me acompanha desde o começo deve lembrar quando comentei que a época do Natal é a mais importante e festejada data por aqui. Sempre com muitos enfeites e envolvimento das pessoas, principalmente quando se inicia o período do advento.

Em 2012 comprei um calendário do Advento (Adventskalender) de chocolate, e contei sobre a tradição aqui! E esse ano decidi que o significado e tradição da Coroa do Advento (Adventskranz) não poderiam estar de fora da minha casa.

Contando um pouco de história:

A primeira coroa do Advento foi feita em 1836 por um pastor da igreja protestante de Hamburgo, norte da Alemanha, para que as crianças pudessem contar e saber a quantos dias estavam do Natal. Por isso uma grande coroa de madeira com 20 pequenas velas vermelhas e 4 grandes velas brancas foi construída e a cada dia uma delas era acesa, sendo os domingos representados pelas brancas. 

Em 1860 as coroas do Advento passaram a ser feitas dos galhos verdes dos pinheiros. Apenas em 1925, quase um século depois de seu surgimento, foi adotada pela igreja católica e apenas no ano de 1930 nas igrejas de Munique.

Advento e Natal em Munique

Advento e Natal em Munique

Advento e Natal em Munique
Nossa coroa no segundo domingo do Advento
Atualmente a coroa do advento é um dos mais importantes símbolos do advento, e se encontra em todos os lugares onde o espírito natalino é cultivado, representando a vida e esperança apesar da escuridão.

Outra tradição na época da advento são os mercados de Natal (Weihnachtsmärkte), o mais conhecido de Munique fica na Marienplatz, a mais famosa praça da cidade onde são vendidos comes e bebes típicos como o Glühwein (vinho quente), enfeites e artigos natalinos bem como trabalhos manuais.

Todo ano, durante o mês de novembro, um pinheiro de Natal é decorado diante da prefeitura da cidade. Esse ano, o pinheiro escolhido para essa data tão especial, e nos encantar logo que chegamos na Marienplatz, tem 55 anos, 26,5 metros de altura e 6,5 toneladas e foi enfeitado com 4000 lâmpadas de Natal.

Advento e Natal em Munique

Advento e Natal em Munique

Advento e Natal em Munique

Uma pena que nenhuma das fotos que tirei tenha conseguido captar direito os corredores de “barraquinhas” do mercado de Natal da Marienplatz de tanta gente que sempre tinha circulando por lá….

Um comentário:

Tecnologia do Blogger.