Estocolmo - Parte 1

O que fazer em Estocolmo

Chegamos a Estocolmo ainda pela noite e pegamos o trem que nos levou do aeroporto ao centro da cidade em cerca de 40 minutos. Saímos da estação de trem por volta das 23:00h e a noite de quarta na cidade ainda tinha bastante movimento.

Eu não tinha a menor ideia de onde estava, além de: Estocolmo, capital e maior cidade da Suécia… Ainda bem que tínhamos o Bernardo e a Natalia {Destino Provence} com a gente porque a Nat parecia conhecer a cidade e apontava os caminhos com a maior facilidade… Já pode querer a companhia em todas as nossas viagens?

Além de linda, a cidade é extremamente imponente, com construções gigantes por até onde os olhos alcançam, situadas sobre as 14 ilhas que delimitam os contornos de Estocolmo. Mais que justo o apelido de “Veneza do Norte” que ganhou nos últimos anos.

Na manhã seguinte, nosso primeiro destino foi o Nordiska museet (Museu nórdico), dedicado a história e cultura do povo sueco desde o final da idade média, o museu é bem grande e começamos num bom ritmo… mas lá pela metade do caminho fui chamada para ir embora… os maridos disseram que pra passear na ikea podiam fazer quando voltassem pra casa… Explico:

1. A famosa ikea é de origem sueca.

2. Uma parte do museu era dedicada apenas ao estilo de móveis criados e usados pelos suecos com o passar dos séculos.

3. Tenho que admitir que em certo momento até eu pensei estar caminhando pela ikea… Acho que por isso estava adorando tudo! rsss…

O que fazer em Estocolmo
Entrada principal do Nordiska Museet
O que fazer em Estocolmo
Interior do Nordiska Museet
O que fazer em Estocolmo
Nordiska Museet vista da água durante o Royal Canal Tour
Então, antes que o museu nórdico fosse votado como “museu triste, o retorno” fomos embora e escolhemos um que tivesse “armas e sangue” para elevar de volta o espírito dos maridos e o escolhido foi o Historiska Museet. Como os quatro curtem museu de história natural (eu particularmente amo), não teve erro!!!

O museu é montado como uma linha do tempo, começamos na pré-história que mostram esqueletos e possível modo de vida das pessoas na Idade das Pedras, do Bronze e do Ferro na Suécia, eles conseguiram inclusive fazer a reconstrução do rosto de uma mulher que viveu há 9000 anos!!

Dali passamos por uma ala dedicada à era Viking, demonstrando como era o modo de vida naquela época com vários objetos, runas e até a reconstrução em corpo inteiro, inclusive com as vestimentas, de uma menina de aproximadamente 6 anos encontrada na cidade de Birka.

Outra exibição que nos impressionou foi a do “Massacre medieval - a batalha de Gotland em 1361”, onde foi encontrado sítio arqueológico com por volta de 1800 pessoas enterradas todas misturadas, vítimas daquela batalha…

Teve também a “sala do ouro” -prometo que é a última- que mantém em exibição peças que somam 52kg em ouro e cerca de 200kg em prata, que datam do período Viking, idade média, além de outras. O trabalho dos ourives é tão minucioso e perfeito que impressiona.

O que fazer em Estocolmo
Uma das alas do Historiska Museet
O que fazer em Estocolmo

O que fazer em Estocolmo

Ok, parei de falar daquele museu porque se eu for falar tudo que me interessou lá dentro escrevo um livro… Mas… quando terminamos de olhar as coisas já passava das 14h e estávamos com fome. Seguimos para a parte aberta do museu e encontramos uma área para crianças (veja bem… crianças pequenas E grandes ok!?) com espaço para arco e flecha, atores representando como eram as forjas e produção de pães na era viking…

Como era meio da tarde, fomos passear e nos perder pela Gamla Stan (cidade velha), passamos por vários cantinhos lindos como a Stortoget: praça mais antiga de Estocolmo, onde se mantém preservados prédios originais e também local da antiga prefeitura da cidade -hoje o prédio Börshuset que abriga a Academia Sueca, o museu e livraria Nobel.

O que fazer em Estocolmo
Antiga prefeitura, hoje prédio da Academia Sueca
O que fazer em Estocolmo, Suécia
Stortoget: praça mais antiga de Estocolmo
O que fazer em Estocolmo, Suécia

Ainda naquela praça encontramos um café chamado Grillska Huset para sentarmos e degustarmos alguns dos deliciosos doces suecos que, claro, não lembro o nome!!

Passamos também por dentro do Palácio real, que é a oficial residência da família real sueca, e que infelizmente não tivemos tempo de fazer a visita guiada - quem sabe numa próxima!?

O que fazer em Estocolmo
Palácio real no fundo à direita
O que fazer em Estocolmo
Barco do Royal Canal Tour
Nosso último passeio do dia foi o Royal Canal Tour, um passeio de barco ao redor de algumas das ilhas de Estocolmo deixando o centro da cidade e passeando por algumas áreas verdes, em especial pelo canal Djurgården (nome do parque que margeia o canal), passamos por belíssimas e famosas construções. No fim do passeio ainda fomos presenteados com um belo pôr do sol!!

E então demos nosso primeiro dia como encerrado!

Informações úteis:

O Historiska Museet que é o museu de história natural, não cobra entrada! (sim, é de graça) Os horários de funcionamento você encontra clicando Aqui!

O Nordiska Museet ~ Museu Nórdico não é de graça, mas se você tiver o Stockholm Pass a entrada  já vai estar incluída, caso você não tenha, pode conferir o valor das entradas e horários de abertura Aqui!

O passeio de barco que fizemos foi o Royal Canal Tour e é um dos vários tours de barco oferecidos, se você tiver o Stockholm Pass, um deles estará incluído e você tem a opção entre qual deles vai querer fazer.

(atualização fev/2017) O Stockholm Card foi DESCONTINUADO e agora funciona no lugar dele o STOCKHOLM PASS que até onde vi funciona da mesma forma que o antigo, me parece apenas ter mudado de nome. Todas as informações, preços, meios de transporte e atrações que podem ser visitadas com o Stockholm Pass, você encontra no site oficial!

Mais informações sobre como funciona o Stockholm Card/Pass eu falo nesse post sobre Curiosidades em Estocolmo.

Um comentário:

Tecnologia do Blogger.