Estocolmo - Parte 2


Nosso segundo dia começou bem cedo e fomos direto para o Vasa Museet. Tentamos fazer a visita no dia anterior e a fila estava quilométrica mas como nossos roteiros, além de bem selecionados, foram feitos pela Nat {Destino Provence} para serem flexíveis em função das nunca planejadas intempéries, filas gigantes e demais imprevistos, decidimos voltar naquela manhã.

A nossa decisão foi acertadíssima visto que não enfrentamos fila alguma, aliás, quando chegamos o museu tinha recém aberto suas portas e já entramos fazendo parte de um tour em inglês com explicações detalhadas do navio e dos acontecimentos que o envolveram.

A moça que nos guiou não era apenas guia de museu, parte do seu dia de trabalho por ali consiste no estudo e análise de artigos relacionados ao navio e que ainda não foram expostos ao público. O passeio certamente não teria sido o mesmo sem aquela explicação empolgada de quem claramente ama o que faz.

Original e réplica demonstrando como um dia
foram as cores do Vasa
Original e réplica. A madeira original é de tom claro como mostra a réplica,
 mas os trabalhos e químicos para preservação acabaram por escurecer a madeira 

O Vasa é um navio de guerra sueco construído entre 1626-1628 e que afundou em sua viagem inaugural (10.08.1628), depois de apenas 1300 metros navegados. Ele seria o primeiro navio de guerra a entrar em combate com duas carreiras/andares de canhões em suas laterais, mas infelizmente a largura de seu casco, altura do mastro e reservatório para o lastro foram mal calculados e assim que o navio recebeu a primeira rajada de vento lateral, começou a balançar de um lado a outro cada vez mais longe de alcançar seu equilíbrio, piorando rapidamente a situação quando a água atingiu a linha de escotilhas dos canhões, que estavam atipicamente abertas, e começou a encher seus porões tornando inevitável seu naufrágio.

Havia uma tripulação com por volta de 150 pessoas à bordo, além de mulheres e crianças… aproximadamente 30 pessoas não conseguiram se salvar. Um fato curioso: O Vasa possuiu um navio irmão que navegou sem quaisquer problemas por vários anos pelo simples fato de ter sido construído com pouco mais de um metro de largura que seu irmão náufrago. 

O Vasa permaneceu submerso por 333 anos, até que em abril de 1961 após intensos trabalhos de resgate, rompeu a superfície. Vários e longos trabalhos para sua preservação (que duraram 17 anos) foram feitos. Atualmente o navio se encontra no Vasa Museet sob sistema de controle de temperatura e umidade em tempo integral.




Ficamos completamente fascinados com toda a história envolvida e saímos de lá na hora do almoço, rumo ao primeiro museu a céu aberto no mundo: Skansen, fundado em 1891 conta 500 anos de história da Suécia com construções e pessoas caracterizadas em vestimentas típicas. 

Além das habitações, o Skansen também conta com um zoológico com aproximadamente 75 espécies e raças de animais de origem escandinava, além de um aquário.

Dalí seguimos para o skyview, maior prédio esférico do mundo onde gôndolas igualmente redondas nos levam a uma altura de 130 metros acima do mar para uma fantástica vista panorâmica da cidade de Estocolmo. 


O último destino do dia foi o restaurante Aifur, com foco na herança gastronômica da era viking, surgiu após anos de estudos e pesquisas acumulados sobre a cultura, vida e comida dos anos 700-1100 . O meu prato estava maravilhoso… um salmão defumado (servido frio) com cevada (quente) de comer rezando!!!

O restaurante tem um clima muito legal e agradável, é pouco iluminado e somos recebidos por um staff caracterizado, que após nos anunciar a plenos pulmões e sermos aplaudidos pelos já presentes, nos encaminha aos nossos lugares em mesas compridas e compartilhadas.




Difícil foi usar o garfo... O cara que inventou o terceiro dente era um gênio!!! 

Ainda bem que tinha colher! 

A reserva foi feita com mais de mês de antecedência, o restaurante estava lotado e aqueles que chegaram sem reserva dançaram! Fomos muito bem atendidos e a comida e experiência valeram cada centavo!!!

Dormimos de barrigas bem felizes!! :)

Informações úteis:

Apesar de fazer parte da União Européia não é aceito o Euro na Suécia, eles possuem moeda própria, chamada Coroa Sueca e representada como SEK.

No site do Museu Vasa você encontra valores dos tickets, horários de abertura e como chegar usando carro ou transporte público e eles tem opção de site em português!!

O Museu Skansen não tem site em português, mas você pode encontrar tickets, horários e demais informações Aqui! (site em inglês)

Informações, tickets e horários de funcionamento do Skyview, aqui!

Restaurante Aifur precisa ser reservado com antecedência e no site do restaurante você encontra horários de atendimento, como contactá-los, ver o menu com preços e demais informações. SUPER indico!

(atualização fev/2017) O Stockholm Card foi DESCONTINUADO e agora funciona no lugar dele o STOCKHOLM PASS que até onde vi funciona da mesma forma que o antigo, me parece apenas ter mudado de nome. Todas as informações, preços, meios de transporte e atrações que podem ser visitadas com o Stockholm Pass, você encontra no site oficial!

Para mais informações sobre como funciona o Stockholm Card/Pass eu falo nesse post sobre Curiosidades em Estocolmo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.