Estocolmo - Curiosidades

O que fazer em Estocolmo

Antes de começar a ler as curiosidades de hoje seria bom ler Estocolmo - Parte 1, Estocolmo - Parte 2 e Estocolmo - Parte 3 para que tudo faça sentido... Se já leu, aí vai:

Vou começar as curiosidades contando um “segredo” meu: Não sou muito boa com mapas e tenho péssimo senso de direção… Se me soltarem no meu quarteirão e me girarem 3 vezes, estou perdida… Santo GPS de celular!!! E como Estocolmo é cheio de ilhas com acessos só “por aqui” ou “por lá” sempre me sentia perdida… 

Enfim… 

1. Estocolmo me surpreendeu logo de cara, não sei se foi o fato de termos acabado de sair de Bergen, mas minha primeira impressão ao chegar na cidade foi de ter encolhido alguns vários palmos… ou pensar que Bergen é na realidade uma maquete fofa…

2. A rainha Silvia da Suécia é nascida na Alemanha, filha de pai alemão e mãe brasileira, viveu em São Paulo por 10 anos: dos 4 aos 14.

3. Do início ao fim da viagem, o melhor café que tomamos foi sem dúvida alguma o de Estocolmo… Eles também tem doces deliciosos e uma maravilhosa geléia de laranja com raspas da casca que ainda vou encontrar para comprar por aqui (se encontrar, não deixe de comer!!)…

4. Ficamos hospedados em um hostel bem legal, café da manhã super bem servido, quarto para quatro pessoas com banheiro no corredor, tudo muito limpinho e numa boa… tão numa boa que me deparei com vários transeuntes só de cueca, short e sutiã, enrolados na toalha e até um menino com seus 5/6 anos que passou por mim com a dignidade de um lorde rumo aos chuveiro, trajando apenas chinelos e uma toalha pendurada no ombro…

O hostel que ficamos chama Stf Skeppsholmen Hostel.

5. Se engana quem pensa que somente jovens se hospedam em hostels assim… Passamos por alguns senhores e senhoras pra lá dos seus 70 anos, famílias com filhos pequenos e grandes, engravatados, grupos de amigos… ou seja, todo tipo de gente!!

6. Fizemos nossa primeira lavagem de roupas na área de lavanderia do nosso hostel, porque sabe como é né… viajar de mochila limita um pouco as opções de “Looks do dia”!! hahaha…

7. Também compramos o The Stockholm Card para dois dias (24h) o único em formato de cartão que funcionava com leitor digital tanto nas atrações turísticas como nos meios de transporte pela cidade, e foi a primeira vez que passamos por fiscais fazendo vistorias e buscando aqueles espertinhos que tentam burlar o sistema.

8. No momento em que se compra o Stockholm Card ele já começa a valer, ou seja, se ele foi ativado às 10:07h ele vai vencer às 10:07h depois das 24h, 48h ou 72h de validade, dependendo qual deles foi adquirido por você.

8.5. ATENÇÃO!!! (atualização fev/2017) O Stockholm Card foi DESCONTINUADO e agora funciona no lugar dele o STOCKHOLM PASS que até onde vi funciona da mesma forma que o antigo, me parece apenas ter mudado de nome. Todas as informações, preços, meios de transporte e atrações que podem ser visitadas com o Stockholm Pass, você encontra no site oficial!

9. Além da ikea, a H&M também é sueca!! Eu e Natalia (do Destino Provence) estávamos doidas para ajudar a movimentar a economia local, mas os maridos insistiam em ser estraga prazeres e nos lembrar que estávamos viajando de mochilas e que tínhamos que controlar o volume e peso… droga… 

10. O grupo Abba também é sueco, inclusive quando fizemos o tour de barco no primeiro dia na cidade, passamos pela casa de um dos componentes do grupo. Eles têm até um museu que conta toda a trajetória do famoso grupo.

11. O navio da Viking Line que nos levou de Estocolmo para Helsinki era bem confortável, tinha atrações e brincadeiras, música ao vivo, restaurantes e bares com bebidas baratas, o que faz com que muitos grupos de jovens (e outros não tão jovens assim) façam o trajeto apenas para curtir os preços mais acessíveis… Ficamos numa cabine pequena para 4 pessoas e pagamos por volta de 24,50€ por pessoa (*valor de agosto/2014), nós passamos a noite no navio.

*Para ler sobre o nosso Tour Viking desde o começo, é só clicar Aqui.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.