Castelos Neuschwanstein e Hohenschwangau

Passeio de conto de fadas aos castelos Neuschwanstein e Hohenschwangau aos pés de um lago de águas cristalinas


Depois das horas de trem, pão com linguiça no almoço, visita ao Hohenschwangau e vista admiravel do lago Alpsee que contei no post anterior, me dei conta de que o nosso tempo era curto até chegarmos ao Neuschwanstein para a visita programada ao interior desse segundo castelo.

Apesar de o vermos “ao alcance das mãos” enquanto na cidadela, ele não fica tão pertinho para quem está atrasado. Precisamos aguardar em uma fila por 20 minutos até pegarmos o ônibus que nos conduziria ladeira acima... uma senhora ladeira íngreme e cheia de curvas!!

O ônibus sobe praticamente todo o percurso necessário, porém, uma parte dele é obrigatoriamente feito a pé... subindo, claro!! Não éramos os únicos atrasados, outras pessoas também subiam com pressa, e todos chegamos com um palmo de lingua de fora, e com o grupo daquele horário já reunido para a visita, mas “entre mortos e feridos, salvaram-se todos”...

Neuschwanstein traduzido seria "pedra do novo cisne", é uma obra de arte tanto por fora como por dentro, não foi à toa que serviu de inspiração para o castelo da Cinderela na Disney. Para a familia real da Baviera o cisne era simbolo de imponência e beleza.

Praticamente todo o interior do castelo é pintado à mão, infelizmente o rei morreu antes de finalizar a construção do castelo, que teve início em 1869.

Ludwig II foi o patrono do conhecimento, das artes e das invenções modernas, o primeiro a introduzir energia elétrica na Alemanha. Deu oportunidade a diversas pessoas, e incentivou muitos de seus criados que tinham aptidão para as artes.

Um dos aposentos acabados é o hall dos cantores, feito em homenagem ao amigo e compositor de óperas Richard Wagner. Ele morreu antes que fosse possível assistir a uma apresentação nesse cômodo, que nos dias de hoje é utilizado para pequenas apresentações devido a impressionante acústica, inclusive para os padrões atuais. 

Faltando relativamente pouco para a finalização da obra, em 1886 o Rei foi declarado insano e aprisionado dentro do castelo, e após questionar os motivos que levaram a tal constatação, já que sequer havia sido examinado, foi levado para a cidade de Berg e pouco depois encontrado morto, afogado em águas rasas junto ao médico que o declarou louco. Até hoje as circunstâncias que levaram à morte do Rei e de seu médico são desconhecidas.

Nunca se casou... Chegou a ficar noivo da princesa Sophie da Austria, irmã da Sissi, mas rompeu o noivado sem qualquer justificativa, um tremendo escândalo na época. Antigos documentos pessoais do rei sugerem que ele era homossexual.

Além disso, todo dinheiro utilizado para a construção do Neuschwanstein foi retirado do patrimônio do próprio rei (que morreu endividado), porque entendeu que não deveria se utilizar do dinheiro público para a construção de seu castelo (que não era sua residência oficial, e sim a Residenz em Munique). Realmente... pessoa muito estranha e fora do juízo perfeito!!

Bom, depois disso começamos a nossa volta para casa, estávamos bem cansados, mas igualmente encantados. Foi a segunda vez que visitei os castelos, o que não impediu que me apaixonasse de novo.

Tanto a construção como a história parecem sair de um conto de fadas, e é muito legal ter a oportunidade de ver aquilo pessoalmente e saber que tudo aconteceu de verdade!!


Informações úteis:

São aproximadamente 2h de viagem de trem para chegar aos castelos saindo de Munique. Lembrando que o local de destino é a cidade de Füssen, para chegar os horários e preços chegar o site da dBahn

A estação de Füssen é também a última parada do trem, assim, que saímos da estação já é possível ver os ônibus 73 ou 78 que nos levam até os pés dos castelos. 

Para verificar os preços atualizados clique Aqui!

Horários de abertura dos castelos Aqui!

É possível a reserva online dos Tickets e, se você estiver indo em período de alta temporada, sugiro fazer!

Se não estiver de carro, independente do trecho de viagem feito, se estiver dentro da Bavária, sugiro dar uma olhada no Bayern Ticket, com ele você paga um preço único para usar todo o transporte público do Estado (exceto os trens de velocidade) quantas vezes quiser ao longo do dia.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.