Baden-Baden, cidade dos banhos termais

Fundada pelos Romanos, famosa pelas termas centenárias e paisagem de contos de fadas, Bade-Baden se esconde na Floresta Negra




Baden significa “banho”... A princípio achei o nome meio inoportuno já que a galera por aqui não é muito chegada a um, mas, ao olhar a história da cidade descobri que aquele nome não tem nada a ver com os alemães. 

A cidade foi fundada pelos romanos nas colinas da Floresta Negra, e desde aquela época já era conhecida pelos banhos termais, tanto é que o imperador romano Caracalla foi até lá pessoalmente para se banhar e aproveitar um pouco o alívio que a água quente trazia para suas dores da artrite. 

Hoje, em homenagem a esse imperador romano, um dos banhos termais -o que nós visitamos- leva o nome de Caracalla, e sua água ligeiramente radioativa, rica em cloreto de sódio, vem de um poço artesiano a 1.800m de profundidade, com temperatura por volta de 68°C.








Apenas uma pequena parte das ruinas das termas romanas foi preservada, tem por volta de 2000 anos e foi descoberta durante a escavação para construção da terma Friedrichsbad em 1847. 

Durante a idade média a cidade, antes batizada “Aquae Aureliae”, foi nomeada Baden, e somente no ano de 1931 recebeu oficialmente o nome duplo: Baden-Baden. Significa algo como “cidade de Baden no Estado de Baden”. (Cidade= Baden-Baden, Estado= Baden-Württemberg).

Como tantas pessoas, o ex-presidente americano Bill Clinton se encantou tanto com a cidade que chegou a dizer: “Baden-Baden é tão agradável que tiveram que nomeá-la duas vezes”. 




A cidade possui o cassino mais antigo da Alemanha, é famoso a mais de 200 anos, a entrada é lindíssima, mas infelizmente não pudemos entrar para conhecer, já que é necessário terno para homens.

Além das visitas, fizemos um passeio de trenzinho pela cidade, uma pena o audio-guia ser apenas em alemão (como assim né!?) visivelmente eu era a única que entendia uma coisa ou outra naquele trem. 


Com certeza eles não entendiam uma palavra, porque quando o guia mandava olhar para a direita ou esquerda eu era a única que acompanhava... ainda assim muito mal, porque além do alemão que me falta, parece que colocaram um senhor de bastante idade, fumante, rouco e com preguiça para contar a história... 


Enfim, certa hora o trenzinho subiu uma montanha através de um bairro encravado na Floresta Negra que era, certamente, local de moradia dos ricos&famosos, porque eu vi cada casa enormeee e com um só nome na porta: é assim que a gente descobre se uma casa com jeito de castelo é uma mansão ou uma espécie apartamento com umas 4 famílias diferentes morando lá dentro... 


As primaveras de Baden-Baden são conhecidas a mais de dois mil anos, e muita gente famosa já se hospedou na cidade durante àquela estação que dizem ser praticamente a mesma coisa desde a época em que os romanos construíram os primeiros banhos por lá. 

Se caminharmos um pouco, tomando qualquer ponto da cidade como ponto de partida, nos encontramos no meio da floresta! Certamente foi a cidade mais linda que visitei até hoje, o lugar é incrivelmente verde e pitoresco.

A cidade de Baden-Baden tem o próprio endereço eletrônico,  quem quiser dar uma olhada é só clicar aqui.



                                                           beijinho,

Michelle tão distante…

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.