Strasbourg




No dia 04 de maio eu e minha mãe pegamos o trem rumo a Strasbourg e lá encontraríamos meus tios Cláudia e Dido. Fizemos uma baldeação para o trem francês e chegamos ao nosso destino minutos depois de completarmos 4 horas de viagem.

Logo que chegamos veio a primeira dificuldade... sem falar qualquer palavra em francês além de “merci” e “abajour”, e muitas vezes avisada da total falta de vontade dos franceses em falar inglês, tinha que descobrir como chegar ao nosso endereço pelas próximas duas noites...

Porém na estação central de Strasburg tem um centro de informações, não tivemos qualquer problema em nos comunicar em inglês, e descobrimos que trem pegar.


Na hora de comprar o ticket foi uma lambada! Só foi comprado com a ajuda de um rapaz que, com muito biquinho e boa vontade, usou toda sua mímica e pouco inglês para nos ajudar. Até hoje não sei ao certo como funciona aquilo!
    
Como alugamos um apartamento, visitamos um supermercado próximo para garantir o pão nosso de cada dia e senti uma baita diferença. Não sei se foi falta de sorte a minha, mas pegamos filas enormes e demoradas, o que não é muito comum por aqui.

Enfim, o momento mais esperado da viagem chegou e encontramos com tia Cláudia e tio Dido para começarmos nosso passeio!

Strasbourg fica na região da Alsácia, às margens do Reno. Foi fundada em 12 aC... passou a ser uma cidade francesa em 1681, alemã em 1871, novamente francesa com o fim da primeira guerra, novamente alemã entre 1940 e 1945, para tornar-se francesa novamente. Ufa! 


Inclusive, tendo em vista que historicamente a cidade e região da Alsácia se falava o alemão, o nome da cidade tem origem germânica (Straßburg) que significa cidade das ruas

  
A Catedral de Notre-Dame de Strasbourg (1439) foi o prédio mais alto do mundo por quase 250 anos, e hoje é a quarta igreja mais alta do mundo. É linda!

Tivemos um pouco de dificuldade para comprar o ticket para visita da Catedral já que a pessoa da cabine de venda não falava uma única palavra em inglês. Tive que gastar todo o alemão, que ainda não tenho, para me comunicar. Mas deu certo!

Além de visitarmos o interior e observar o relógio astronômico, pudemos, com muita disposição, subir até o alto da torre para ver a cidade (e cidades arredores - inclusive da Alemanha).

A cidade possui cultura Franco-Germânica, e fachadas tanto no estilo francês como alemão. É a sede oficial do Parlamento Europeu e da Corte Europeia de Direitos Humanos.

Um passeio lindo que terminou na manhã do dia 06 com a nossa ida para a cidade de Baden-Baden/Alemanha, para mais uma parte da nossa viagem.



                                                           beijinho,

Michelle tão distante…

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.