Então é Natal...



Esse ano o natal foi bem diferente para mim e acho que posso dizer que foi diferente em tudo! Além de ter trocado o calor intenso do verão e a companhia da minha familia, vivenciei outros costumes Natalinos… Acho que por toda essa mudança, o tempo aqui resolveu ser camarada comigo… Passamos um natal “quente”: praticamente sem neve e com direito a temperatura positiva (3°)!!

Por aqui o Natal é muito esperado, e é muito bonito ver a cidade mudando de cara e se enfeitando para o nascimento do menino Jesus.

No começo do mês de dezembro a cidade já ganhava árvores de natal, guirlandas, biscoitinhos natalinos e o mercado de Natal, tão famoso nas cidades alemãs… e logo tudo já estava pronto para a chegada das noites de natal… Sim, noiteS de Natal, aqui o Natal é comemorado por dois dias, dia 25 e 26.

No dia 6/12 é dia de São Nicolau, apesar de ouvir muitos comentários a respeito da data nas ruas, não houve nada de diferente na cidade (que eu tenha visto), mas nas escolas são distribuidos chocolates ou frutas às crianças.

Mas quando digo que o natal é muito esperado, não estou exagerando… aqui é feita contagem regressiva! Cerca de um mês antes do Natal começa a chamada época de Advento, cada família adquire a sua Adventkranz (“Coroa do Advento”), que é parecida com a guirlanda, diferente apenas pelo fato de conter quatro velas encaixadas nela. A primeira vela só é acesa quatro domingos antes do Natal, e a cada nova semana se acende mais uma, simbolizando a chegada de Jesus, trazendo luz às pessoas. 

As crianças (as pequenas E as grandes!!!) fazem o Calendário do Advento, que é do dia 1° ao dia 24 de dezembro. O calendário é fofo, tem sempre 24 "janelinhas" ou "portinhas", uma pra ser aberta a cada dia do mês, e atrás delas, podem ter imagens, guloseimas, tarefas ou presentinhos.

O Papai Noel é chamado de Weihnachtsmann (“homem do Natal”), mas por aqui ele não tem vez, o bom velhinho é o Nikolaus, mas quem traz presente de Natal mesmo é o Christkind (Menino Jesus).

Como não estamos em periodo de férias escolares, as aulas foram até o dia 23 de dezembro, e o dia 24 foi um sábado de funcionamento normal, pelo menos até 2 da tarde, depois disso, nada mais estava aberto!




Buscamos os cunhados no aeroporto perto do meio dia, que vieram passar o dia de natal conosco, e depois de almoçarmos um Bratwurst e visitarmos o Mercado de natal do aerporto de Munique (pois é, com pista de patinação e tudo) fomos para o hotel nos aprontar para a ceia, que seria por lá mesmo.

Nos dois dias que se seguiram, como era Natal, praticamente tudo estava fechado, então aproveitamos e passeamos muito pela cidade, encontramos uma “barraquinha” vendendo o Glühwein, que é uma espécie de vinho típico dessa época, que pode ser comprado até o final do mês de fevereiro... nós provamos o tradicional, vendido em pequenas canecas e quente, saindo fumaça... Diferente, mas gostoso... lembra um pouquinho, inho, o nosso quentão (o feito de vinho e não de cachaça)... Também há a opção de Glühwein feito com outras frutas que não a uva, como cereja ou mirtilo...




Demos sorte, porque apesar da neve da noite do dia 24, os dias seguintes foram sem neve ou chuva... e ainda que quase tudo estivesse fechado, encontramos alguns raros restaurantes, típicos e bons restaurante, e uma única cafeteria para fazer as refeições durante intervalos nos nossos passeios...

Foi ótimo, o Arthur matou um pouquinho das saudades das irmãs e cunhado, que já estavam apertadas, acumuladas por quase um ano, passamos dias muito legais juntos, e Barbie se divertiu horrores passeando pelo jardim inglês…

PS: Gente, eu tive que editar o post e acrescentar o comentário do Arthur, já que ele ficou “chateado” por eu não ter contado a vocês que nós almoçamos no Hofbräuhaus... Rsss...

Arthur Zennig: Meu deus mi, ” … encontramos alguns raros restaurantes, típicos e bons restaurante,…” ? Sério? Você almoçou no Hofbräuhaus! Fundado em 1600 e guaraná de rolha. Existem MUSICAS a respeito desse restaurante! Sem dizer que o Hitler fez mais de um discurso lá quando ainda estava no poder. Ponto de parada obrigatório para turistas que curtem cerveja.
Eins, Zwei, Zuppa!


                                                           beijinho,

Michelle tão distante…

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.