Nuremberg -> A parte "triste"...

Centro de documentação do Terceiro Reich
Para o primeiro sábado do mês de dezembro, eu e Arthur (e Barbie) programamos, juntamente com um casal de amigos, fazer um passeio de um dia. Para isso, ajustamos o despertador para 5:00 da manhã e pegamos o trem das 6:41... que rumo ao norte, após duas baldeações e duas horas e meia de viagem, chegou a Nürnberg. 

Já havíamos pesquisado e definido os pontos turísticos a visitar, tínhamos o plano e os endereços anotados, só não sabíamos bem ao certo como chegar... Além disso, o que programamos para que fosse primeiro visitado não fazia parte do mapa turístico da cidade, como já havíamos sido informados por alguns colegas.

Pois é isso mesmo... eles não incluem no mapa turístico qualquer referência ao Rally Grounds, que foi o centro de poder nazista, local dos idealismos e estratégias, e durante sua época de funcionamento (1933/1945), era três vezes maior do que o centro da cidade de Nürnberg.

Mas foiencontrar um centro de informações e pronto... pegamos o straßebahn (trem de rua) rumo ao Dokumentationszentrum Reichsparteiragsgelände (centro de documentação sobre o Terceiro Reich).

Durante o trajeto até lá, passamos por alguns pontos em que fizeram parte do Rally Grounds (campo de treinamento, marchas, desfiles,...) , que hoje são parques e praças onde podemos encontrar memoriais aos mortos.

Dentro do museu encontramos toda a história da ascensão de Hitler, sua primeira tentativa de subir ao poder, um dos exemplares do seu livro "mein Kampf" (minha luta) escrito durante seus 5 anos como preso político, sua vitória nas urnas, suas jogadas tenebrosas para "rasgar" a constituição e se colocar na posição de supremo e protagonizar a mais triste história contra a humanidade...

Nesse local vemos relativamente poucas das muitas imagens desumanas de que o mundo todo tem conhecimento. Como aquele local foi um centro de idealismo e encontro do mais alto escalão, não possuía campo de concentração, por isso vimos e ouvimos (através dos audio-guides) a história de sua ascensão e parte do julgamento de Nürnberg que durou 216 dias e condenou à morte por volta de 180 generais daquela época... 

Durante as duas horas e meia que passamos por lá, o que mais me impressionou foram os discursos de disseminação do ódio, do antissemitismo... Foi de doer ver que isso passou a ser ensinado nas escolas desde o primário, e foi de fazer chorar ver os desenhos das crianças...

Desenhos :( (legenda foto 2):
"os judeus são a nossa infelicidade"
O que fez com que o peso no coração diminuísse um pouquinho foi ver que hoje os alemães fazem de tudo para que essa história sirva de exemplo para que nunca mais aconteça... Enquanto eu ainda olhava aqueles desenhos, um grupo de aproximadamente 25 crianças se aproximou, todas por volta dos 10/12 anos, e ouviram atentamente enquanto o professor explicava e mostrava todas aquelas coisas tristes... 

Até hoje é um assunto pesado, muitos têm vergonha do que aconteceu durante aqueles anos... por isso, por aqui, esse assunto é pouquíssimo (com muita ênfase em pouquíssimo) conversado, mesmo quando se tem  amizade com algum alemão, se não, sequer comentado..... 

É quase como falar "Voldemort" no filme Harry Potter... apesar da brincadeira... se queremos evitar olhares fuzilantes de reprovação, quando estamos passeando entre brasileiros (fora dos museus e etc)  e conversamos sobre algum fato histórico daquele período, fazemos de tudo para não dizer o nome dele, assim ninguém olha feio pra gente!!

Foi uma manhã de pura história, consequentemente muito enriquecedora... Bom, acho que todos vocês me conhecem bem e sabem o quanto adoro passeios culturais!!!

No próximo post vou contar como foi a segunda parte do dia em Nürnberg, a parte "feliz"... Nossa visita à parte velha da cidade... :)


                                                           beijinho,

Michelle tão distante…

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.