Dirigir na Alemanha - Carteira de motorista

Ao contrário do que muita gente pensa, não é necessário tirar a carteira de motorista internacional  (PID) para que se possa dirigir na Alemanha!

O Brasil é um dos países signatários da Convenção sobre Trânsito Viário, celebrada em Viena, a 8 de novembro de 1968 e por conta disso, o portador da carteira de motorista brasileira válida, tem direito de dirigir na Alemanha por até 180 dias, contados da data da entrada na União Européia.



Não é necessária carteira de motorista internacional na Alemanha



Todas as vezes em que você for alugar um carro, na hora da retirada, a locadora vai pedir que você apresente sua carteira de motorista (a comum mesmo... aquela que você usa no Brasil). Eles vão analisar a validade do documento e qual a categoria de veículos você tem autorização de dirigir.

Considere que toda limitação que houver na sua carteira para uso no Brasil também será limitação na Alemanha! Então você não vai conseguir alugar uma moto ou caminhão se sua carteira brasileira disser apenas "categoria B" ok!? 

A PID (Permissão Internacional para Dirigir) não te dá nenhum direito a mais do que sua carteira de motorista brasileira dá, ela terá a mesma validade da sua carteira de motorista, porém, seguirá as mesmas regras da CNH e será aceita pelos mesmos 180 dias. 

Munique, por ser uma cidade que recebe muitos turistas brasileiros, geralmente, veja bem, eu disse "geralmente", tem locadoras já familiarizadas com a nossa CNH e o processo de aluguel de carros corre sem quaisquer problemas.

Geralmente (sim, geralmente de novo!), o fato de apresentar apenas a carteira de motorista brasileira já é suficiente! Porém, pode haver alguma situação em que a pessoa peça que você apresente uma tradução da sua carteira de motorista. Eu nunca vi, mas não vou dizer que jamais será necessário porque não tenho como prever a conduta de cada atendente de cada locadora...

Dirigir na Alemanha com habilitação nacional


Já houve oportunidade em que alugamos carro em uma cidade pequena e a pessoa, claro, não entendia o que estava escrito na nossa carteira de motorista, porém, ela pescou uma super pasta debaixo do balcão que continha exemplos de documentos de várias partes do mundo...

Ela folheou a pasta até encontrar uma cópia da carteira de motorista brasileira e eu pude ver que eles tinham todos os campos de referência traduzidos ao lado, com isso, alugamos o carro sem problemas. Mas acredito que se ela não tivesse essa tal pasta de referências, provavelmente nos pediria uma tradução para que pudesse entender nosso documento. Quem sabe!?

Posso estar errada mas, se você for o tipo de viajante que não gosta de correr riscos, acredito que pagar por uma tradução juramentada sai consideravelmente mais barato do que pagar a emissão de permissão internacional no DETRAN, que no meu querido Estado do Espírito Santo está saindo por R$278,17. (valor em fev/18) Mas isso também é uma questão de escolha pessoal e, claro, fica a critério de cada um.



Informações úteis:

Página oficial do "Ministério Federal de Transporte da Alemanha" falando sobre a validade da carteira de motorista nacional para uso na Alemanha. (Link em inglês)

Decreto no site do Planalto com a promulgação a Convenção sobre Trânsito Viário assinada em Viena em 1968

Se você optar por emitir a PID (Permissão Internacional para Dirigir), deve entrar no site do DETRAN do seu Estado para fazer o requerimento de forma online, para quem é do Espírito Santo clicar Aqui!

Lista de tradutores e intérpretes da Junta Comercial do Espírito Santo.

Para dúvidas e informações de órgãos oficiais, entre em contato com o Consulado Alemão da sua cidade. Para quem é capixaba segue site do Consulado Alemão de Vitória.



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.