Deggendorf




Nunca vou esquecer a primeira vez que Arthur descreveu a cidade pra mim... “Mi, é uma cidade bemmm pequena...” Lembro que logo pensei “Meu Deus.... estou indo para o fim do mundo!!”

No meu primeiro dia na cidade já percebi que estava completamente errada sobre tudo o que tinha fantasiado sobre Deggendorf. Não me entendam mal, ela é realmente uma cidade bem pequena, mas não aquele tipo de cidade pequena que eu desenhei na minha cabeça... sem cinema, sem um bom hospital, ou um bom restaurante, ... (como realmente são muitas das cidades pequenas que conheço). 

Aliás, ao contrário de todo o meu devaneio, temos aqui um bom e enorme hospital (= Krankenhaus), um cinema que ainda vou demorar muito a ir, já que os filmes por aqui são TODOS dublados para o alemão (ninguém merece), boliche, um shopping... até McDonald's e Burger King (que demoramos muito a ter em Vitória, ...... capital)!!

Já era de se esperar que a cidade fosse encantadora, já que a região da Bavária é considerada uma das regiões mais belas do mundo... A cidade é conhecida como “o portão para a floresta da Bavária” pela sua localização às margens da floresta. Mas acho que só consegui entender o sentido disso quando cheguei aqui e vi, com meus próprios olhos, todo o charme e encanto da cidade.

Também não me surpreendi quando descobri que tudo aqui funciona de maneira burocrática e pontual, eles fazem mesmo jus à fama! A pontualidade dos trens e ônibus é impressionante... cheguei a estranhar o meu ônibus estar no ponto às exatas 12:21!! Eu como boa brasileira que sou fico me perguntando como eles sempre conseguem fazer isso (???) 

Mas, logo entendi quando presenciei a seguinte situação: enquanto aguardávamos o trem na estação ouvimos através dos auto falantes a seguinte notícia: “senhores, por motivos de reparos nos trilhos (ou trânsito intenso de trens #nãomerecordo) informamos que haverá um atraso de 2 minutos!” DOIS MINUTOS????? Quem avisa atraso de 2 minutos??? 

Enfim... Eu bem feliz “nossa, que bom... só 2 minutos? Ótimo!!” Até olhar para os lados e perceber os alemães bufando e reclamando em voz alta pelos dois minutos de atraso!! (?????) Até que Arthur fez o favor de me esclarecer que TODOS os horários são SEMPRE perfeitamente obedecidos, e se um dos trens atrasa 2 minutos  e você tiver que fazer baldeações, o outro não vai te esperar, e pode ser que você perca uma conexão mais a frente... Affff... isso que dá ser tão metódico!! KKKkkkk...

A essa altura já me acostumei com o som gutural da lingua, que é bem difícil diga-se de passagem! Os alemães são bem diferentes de nós na maioria das coisas.

Eles não são frios como temos notícia... Claro, eles não vão te abraçar e cumprimentar com beijinhos porque não faz parte da cultura deles, mas na maioria das vezes te cumprimentam na rua com um sorriso e um Guten Tag, Grüß Gott ou Hallo (bom dia, Deus te abençoe ou Olá)!

A noção de sustentabilidade deles é maravilhosa, por exemplo: O uso das sacolas plásticas é bem restrito e toda garrafa pet é retornável.

É verdade que eles não tem o hábito de assentamento como o nosso que tomamos banho pelo menos duas vezes ao dia!! Aqui vendem toalhinhas para os famosos “banhos de gato” (eca), por isso não é incomum sentirmos aquele cheirinho desagradável vez ou outra!!

Ixiii... tenho várias outras, que vou contando ao longo dos posts que eu for publicando!!

Acredito que todos vocês quando vierem me visitar passarão pelas mesmas impressões que eu passei e vão se encantar com a cidade assim como eu me encantei!


                                                           beijinho,

Michelle tão distante…

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.