Dia de Krampus

Parte do folclore da região dos Alpes, o Krampus é uma figura antropomórfica chifruda que faz parte da cultura Bávara. 



A figura demoníaca aparece durante a época do Natal para "punir" as crianças que não se comportaram durante o ano. Já contei aqui no blog um pouquinho sobre isso e no quanto ele representa o extremo oposto ao bom velhinho St. Nikolaus que recompensa aqueles que se comportaram direitinho.

Depois de conversar com uma colega alemã ela me contou sobre a existência de "clubes" onde jovens se preparam, fantasiam e incorporam os Krampus mantendo assim a tradição, de origem pagã e existente desde antes de Cristo, viva ano após ano.

Não bastasse vê-los nos assustar, bagunçar nossos cabelos e fazer voar nossos chapéus e gorros nas ruas, os papais e mamães que acham que os filhos não se comportaram suficientemente bem durante o ano, podem entrar em contato com o clube da cidade e entregar uma cartinha contendo os episódios de desobediência ou malcriação que gostariam que fosse lembrado às crianças.

Em posse da cartinha disponibilizada pelos papais, no dia e hora marcados, bate à porta de casa um ou dois Krampus segurando um grande e grosso livro de registro e diante das crianças leem o conteúdo enviado pelos papais e no final determinam o "castigo", também escolhido pelos pais. Já pensou?

Esse ano foi o primeiro em que de fato participei do famoso Krampuslauf (caminhada dos Krampus) e eles são realmente assustadores... Será que por isso a maioria das crianças são tão comportadas? Não sei, mas se eu fosse criança com certeza não ia arriscar ter um batendo à minha porta!

Fiz uns vídeos para vocês verem os krampus e a convenção das bruxas que aconteceu esse ano na praça da cidade.



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.