Split

Única cidade cujo centro histórico está dentro dos muros de um antigo palácio romano, Patrimônio Mundial da UNESCO.

Deixamos a cidade de Dubrovnik para trás e seguimos em direção a Split de carro. Durante o trajeto passamos por um pequeno trecho da Bósnia Herzegovina que "separa" territorialmente uma parte da Croácia da outra. Alguns Croatas brincaram com a bondade do país em deixar que os Bósnios tivessem acesso ao mar.

Ficamos na cidade por 4 noites, mas a visitamos em apenas 1 dia. Dada a sua excelente localização para que fizéssemos bate-e-volta, deixamos os outros dias para visitar outros lugares como o Parque Nacional Krka e a praia paradisíaca de Zlatni Rat que ainda vou contar em próximos posts.

Quando nos aproximávamos do centro histórico tivemos um pouco de dificuldade em encontrar vagas para estacionar, geralmente optamos por usar transportes públicos, mas não é permitido embarcar com cães portanto não tivemos outra opção, mas se você tiver, procure não ir ao centro de carro.

Após chegamos perto dos altos muros do Palácio Diocleciano, a primeira coisa que chamou minha atenção foi o mar de barracas que destoavam do cenário ao redor de uma das partes do muro. Me senti um pouco no centro de Vitória/ES. Rsss

O Palácio Diocleciano, construído na costa da Dalmácia entre os anos 284-305, foi uma residência imperial fortificada construída pelo imperador romano Diocleciano. Após sua abdicação e morte, e depois das invasões eslavas começou a se desenvolver uma pequena cidade dentro daquelas muralhas.

A cidade histórica de Split é a única a ter se desenvolvido dentro dos muros de um palácio romano. Passeamos encantados pelas belas e bem preservadas construções, cheias de lojas, cafés, restaurantes e até alguns hotéis.

Existe a opção de visitar algumas construções e estruturas subterrâneas, o templo de Júpiter e o mausoléu onde jaz o Imperador Diocleciano, que já o planejou para abrigar seu sono eterno.

Informações úteis:

De Split você encontra diversas opções de excursões diárias para fazer. Nós gostaríamos de ter feito o passeio de barco a Blue Cave e ilha de Hvar, mas como naquela semana houveram fortes rajadas de vento, todos os tours de barco foram cancelados. A agência que contactamos foi essa Aqui!

Se estiver viajando pela Croácia de carro, não esqueça de levar um mapa no porta luvas! Não foi possível confiar totalmente no GPS em algumas partes da nossa viagem. Antes que perguntem: Sim, nossos mapas do GPS foram atualizados no dia anterior a viagem.

Alguns valores em 2015:

Templo de Júpiter - fechado durante boa parte do inverno, valor de entrada 10Kn (+/- 1,40€) só o templo e 35kn (+/- 3,50€) templo + catedral.

Museu Arqueológico - fechado aos domingos, valor de entrada 20Kn (+/- 2,75€) e 10Kn (+/- 1,40€) crianças e estudantes. Informações gerais Aqui.

Construções e estruturas subterrâneas - 40Kn (+/- 5,50€) o adulto e 20Kn (+/- 2,75€) estudantes e crianças.