Dubrovnik

A “pérola do Adriático”, cidade com muralha e fortificação medieval ao extremo sul da Croácia, banhada pelo mar Adriático. Patrimônio Mundial da UNESCO

Game of Thrones Croácia

Na primeira semana de agosto recebemos os amigos Rayna e Robin para um fim de semana de planejamento de viagem! Vínhamos trocando mensagens com ideias e roteiros de destinos de férias, mas sem muito sucesso, então marcamos de sentar e fazer a programação juntos!

Todos queríamos praia, então decidimos pela Croácia, já que nenhum de nós 4 conhecia o país, aliás nós 6, porque nossas amigas peludas também foram! Em dois dias decidimos o roteiro, fizemos as reservas e planejamos os nossos gastos e troca de moedas, porque a Croácia está em processo de adaptação e decisão se permanece ou não na União Européia, portanto não usa Euro e sim a Kuna Croata (HRK). (agosto/2015)

O que fazer em Dubrovnik

No dia 10 de setembro, pegamos um voo rumo ao nosso primeiro destino: Dubrovnik. Do aeroporto pegamos um ônibus ao centro da cidade, o trajeto foi horrível, cheio de ruelas estreitas e bastante trânsito com um motorista um pouco sem paciência que vez ou outra abria os vidros e, imagino eu, dizia coisas desagradáveis a outros motoristas. rsss…

Assim que adentramos pelos muros da cidade antiga nos deixamos perder pelas ruas. Eu fiquei apaixonada! Perto da hora do almoço decidimos fazer um Walking Tour que, na minha opinião, foi um ponto alto no passeio do dia.

Não é necessário fazer reservas e o ponto de encontro (e compra de tickets) ficam na Grande Fonte Onófrio, construção tipicamente romana que matou a sede do povo por séculos com água fresca que dela emana, e funciona até hoje! Por isso, não compre água, leve sua garrafinha e encha na fonte! Aquela água é um orgulho da cidade: geladinha, extremamente limpa e não tem qualquer sabor, ou seja, perfeita e de graça!

O Tour nos levou ao antigo porto da cidade de onde vemos a fortaleza e local onde todo indivíduo que chegasse a Dubrovnik deveria ficar em quarentena, evitando assim que se espalhassem doenças à população.

Também ouvimos a triste história da guerra contra a Sérvia (1991) que além de ter tomado muitas vidas e causado muita tristeza, destruiu o centro histórico da cidade, Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1979, por esse motivo foi rapidamente reconstruído. Porém, fora dos muros e principalmente pelos caminhos entre cidades ainda vemos muitos sinais daquele conflito.

Além do Tour caminhamos pela muralha ao redor da cidade, que nos garante visuais de tirar o fôlego, uma deles é o Fort Lovjenac usado como uma das locações do famoso seriado Game of Thrones.

O que fazer na Croácia

O que fazer em Dubrovnik

Informações úteis:

O ônibus que usamos para fazer o trajeto Aeroporto -> Centro da cidade foi da companhia Atlas que disponibiliza ônibus para toda chegada de um novo voo! Pagamos 6€ p.p. somente ida.

Pagamos 90KN (por volta dos 12,50€) pelo Walking Tour de 1h de duração, o símbolo desse é um guarda-chuvas vermelho e o ponto de encontro fica na Fonte Onófrio e valeu cada centavo pago!

Eles possuem algumas outras opções de Tours, como o Game of Thrones Tour (180KN), já que verias cenas do seriado são gravadas na cidade, e também o The Old Jewisch Quarter (90KN).

Para passear pelas Muralhas da cidade também temos que comprar tickets, pagamos 100KN (por volta de 14,50€) e levamos em torno de 2h para dar a volta completa sobre os muros. A venda de tickets também fica na praça onde se encontra a Fonte Onório.

Não deixe de ler o post de curiosidades e informações úteis a respeito da Croácia.

Todos os valores são do ano de 2015, para valores atuais não deixe de clicar nos links acima.