Stadtpark - Outono 2015



Acho que a cada ano que passa o outono garante um espaço a mais no meu coração. Além do meu aniversário marcar a data da troca das estações verão/outono, acompanhar a mudança nas cores da paisagem que cerca o nosso dia-a-dia é uma das coisas mais gostosas da época. Acho que por ser visível aos olhos a mágica passagem do verde brilhante ao verde desbotado e logo depois amarelado, para um amarelo vivo e avermelhado, que os meus olhos sorriem! 

Esse ano num dia ensolarado na metade de outubro, fomos ao Stadtpark encher os olhos com o visual de outono que àquela altura, tinha atingido o momento perfeito em que a luz do sol faz parecer em chamas a copa das árvores. Nessa época as temperaturas ainda estão amenas (o que são 8° comparados às temperaturas de inverno!?) então foi um dia muito agradável!!! <3



Ainda no parque está o Palais im Stadtpark, uma construção inaugurada no ano de 1869 onde inicialmente funcionava um hospital psiquiátrico, permanecendo com o cuidado de pacientes até o ano de 1934, porém a partir de agosto de 1933, por exigência do Reichsarbeitsdienst (uma organização estabelecida pelo Partido nacional-socialista alemão - mais conhecido como Nazista), o local aos poucos e “por baixo dos panos” se transformava em quartel, a população geral somente tomou conhecimento dessa mudança a partir de 1935.

A partir de 1941 passou a funcionar ali a Unteroffiziersschule, uma escola militar para jovens suboficiais. Com o fim da guerra tornou-se um abrigo temporário para refugiados e desabrigados. No final do ano de 1945 grupos de pessoas pertencentes a comunidade judaica se estabeleceram ali buscando forças e apoio para se erguerem e seguirem em frente... 

Aproximadamente 2.000 pessoas viveram ali em busca de um futuro melhor até o fechamento desse acampamento no ano de 1949. Então o governo federal transformou o local em habitação social, na tentativa de diminuir o déficit habitacional do pós-guerra.


Finalmente, no ano de 2003 o Palais im Stadtpark foi adquirido por particulares que o transformaram em um centro médico, permanecendo assim até os dias de hoje, porém, a antiga ala de apartamentos foi mantida por eles.

Ainda não tive a oportunidade, mas de tempos em tempos eles abrem a Mansão Wayne (apelido carinhoso dado ao Palais im Stadtpark :p) para que visitantes e curiosos conheçam o local pelos lados de dentro daquelas paredes, que devem ter ainda mais histórias para nos contar.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.