Dia de St. Nikolaus



Há um tempinho contei aqui no blog sobre o dia 06 de dezembro, dia de St. Nikolaus. O bom velhinho que, apesar das semelhanças, não deve ser confundido com Papai Noel. St. Nikolaus caminha segurando um grande cajado retorcido na ponta e uma Mitra (aquele chapéu alto e pontudo que o Papa usa nas cerimônias religiosas).

Esse é o meu 5° Natal na Alemanha e até hoje não vi a figura do Papai Noel por aqui, isso porque a tradição de Natal dessa terrinha gelada é muito antiga. Nikolaus era uma pessoa comum, viveu no século IV, tinha um coração imenso e sempre ajudava as pessoas necessitadas. Foi santificado após lhe atribuírem diversos milagres. 

Tamanha era a bondade de St. Nikolaus que a Alemanha o “adotou” como símbolo Natalino, por transcender humildade, bondade e esperança nessa época tão importante. Por isso, por aqui, o Papai Noel que conhecemos no Brasil nunca teve espaço, principalmente por ser uma figura fictícia criada como estratégia publicitária nos EUA pela mundialmente famosa Coca-Cola (Com algumas características baseadas no St. Nikolaus).

Por isso aqui na Alemanha as crianças recebem presentes no dia 06.12, dia de St.Nikolaus. Mas não são presentes caros… são coisas simples como chocolates, doces, pares de meias e coisas do tipo. 

É um ato simbólico para nos fazer lembrar o que é realmente importante… reascender nos nossos corações a pureza, a bondade, o amor ao próximo e a esperança, e nesse espírito aguardarmos a chegada do Menino Jesus. Fico encantada com isso, aqui eles fazem questão de que essa época seja rica em significados e amor, e não em presentes!

Esse ano, como em todos os outros, na praça principal da cidade o bom velhinho distribuía chocolates aos passantes, mas esse foi o primeiro ano que ele chegou até mim e perguntou se fui uma boa menina durante o ano que passou e, mediante confirmação (Óbvio!), recebi um St. Nikolaus de chocolate e votos de felicidades!!!

E vocês? Se comportaram bem esse ano??? :)

*Se você ainda não leu o meu primeiro post sobre St. Nikolaus e ficou curioso para saber mais, clique Aqui!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.