São Petersburgo - Parte 2

O que fazer em São Petersburgo

O que fazer em São Petersburgo

Nosso terceiro e último dia na cidade ficou reservado para mais andanças e visitas. Uma delas foi a Igreja da Ressureição di Salvador sobre o sangue derramado ou, como ficou conhecida, Sangue Derramado (1883-1907), igreja ortodoxa construída no exato local onde o Czar Alexandre II da Rússia foi assassinado (1881) e por isso leva esse nome.

A visita ao interior da igreja é pago mas vale muito a pena! Ela é lindíssima, suas paredes são cobertas de baixo à cima em mosaicos e o piso inteiro em mármore, também com desenhos em mosaicos!

O que fazer em São Petersburgo

O que fazer em São Petersburgo

O que fazer em São Petersburgo

Depois dali fomos caminhando (uma boa caminhada) até a fortaleza de Pedro e Paulo. Lá fica o Bastião Trubetskoy (1718), prisão política principal da Rússia Imperial em que, dentre as mais de 1.500 outras pessoas encarceradas que se tem registro, ficaram presos ali os famosos escritores Dostoevsky e Trotsky. Essa prisão foi transformada em museu em 1924.

Continuando nosso passeio pela fortaleza, chegamos à Catedral de Pedro e Paulo (1712–1733) construída sobre os escombros da antiga Catedral de São Petersburgo. Ela é simbolicamente considerada como centro da Rússia por ser o local onde se encontram enterrados praticamente todos os Imperadores russos (num período de dois séculos) e suas famílias, com exceção de Peter II e Ivan VI.

O que fazer em São Petersburgo
Uma das entradas da Fortaleza Pedro e Paulo
O que fazer em São Petersburgo
Catedral Pedro e Paulo
Dentro da Catedral (a visita é paga!) nos deparamos com vários sarcófagos em mármore Carrara, cada um com uma cruz de bronze folheada a ouro. Mas os restos mortais do último imperador russo, Nicolas II e sua família (Romanov) estão em uma capela dentro da própria igreja.

Antes que me perguntem, a Anastásia também está lá! Apesar de sua ossada ter sido encontrada apenas em 2007 e testes de DNA confirmarem sua identidade em 2008, ela foi assassinada em 1918 pelos bolcheviques junto com toda sua família durante a revolução russa. 

Foi o fim de muitos anos de especulações sobre sua sobrevivência e paradeiro, fazendo cair por terra os anseios de uma americana doida que dedicou a vida a se fazer passar pela Anastásia, numa história que inspirou inclusive a Disney, dando margem à imaginação das crianças do mundo inteiro com o filme “Anastásia”.

O que fazer em São Petersburgo

O que fazer em São Petersburgo

O que fazer em São Petersburgo
Onde jaz a família Romanov
Depois de sairmos da catedral fizemos o caminho de volta ao hotel para buscarmos nossas mochilas e seguir viagem. Pegamos um ônibus às 23:15h a partir do mesmo local em que chegamos, dessa vez rumo a capital da Estônia: Tallin.

Informações úteis:

Existem 3 opções de Tours na Catedral do Sangue Derramado, todos eles têm 45 min de duração e podem ser encontrados nesse link para o site oficial.

Informações a respeito da Catedral de Pedro e Paulo, horários de abertura e tickets no site oficial.

Várias informações sobre a cidade, museus, tours, transporte público e etc. podem ser encontrados no site oficial da cidade de São Petersburgo

Chegamos em São Petersburgo vindos de Helsinki em uma empresa de ônibus chamada Lux Express, tínhamos entertainment system individual (aquelas tvzinhas que tem nos aviões) e internet. Pagamos 32,00 € por pessoa (*valor de agosto/2014) e a viagem durou das 21:30h às 6:00h da manhã do dia seguinte.

Saímos de São Petersburgo rumo a Tallinn na mesma empresa de ônibus e pagamos 25,00 € por pessoa (*valor de agosto/2014) e a viagem foi das 23:15h às 05:40h da manhã seguinte.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.