Helsinki —de ônibus—> São Petersburgo

Relato de viagem feita por terra saindo da União Européia para entrada na Rússia.

Antes de decidir fazer o trajeto da União Européia para a Rússia, leia esse post!


Como disse no último post, às 21:30h do dia 25.08 pegamos nosso ônibus rumo à Russia… Eu achei que fosse conseguir dormir um pouco durante a nossa viagem, que estava marcada para acabar às 06:00h da manhã… mas me enganei completamente!

Não que o ônibus não fosse confortável, porque era… mas logo que saímos, descobrimos que o nosso motorista só falava russo e nem uma palavrinha de qualquer outra língua, ok. Isso era bobagem… até ele começar a fazer os anúncios no sistema de auto-falantes do ônibus… 

Enfim, depois das primeiras duas horas de viagem vieram os anúncios no auto-falante… olhamos uns para os outros sem entender nada e ficamos na nossa… poucos minutos depois um policial entra no ônibus e temos todos que segurar nossos passaportes, ele saiu e seguimos viagem…

Mais alguns poucos minutos, já passava da meia noite e meia, e outro aviso no auto-falante… o ônibus pára e as pessoas começam a se levantar e pegar todos os seus pertences de mão, e nós fizemos o mesmo. Quando todos descemos o ônibus começou a ser vistoriado e nós entramos em uma fila para passar pela alfândega para saída da União Européia.

Depois de todas as perguntas feitas e respondidas fomos para uma nova área para esperar todos os passageiros passarem pelo mesmo procedimento, que teve uma pequena emoção já que a Nat, que reside na França há alguns anos, tem passaporte brasileiro emitido em Paris e aguardou uns minutinhos a mais porque ele era um pouco “diferente”… 

Tudo certo… todos de volta aos seus lugares e mais alguns poucos minutos de estrada (lembre-se que esse post é todo sobre esses poucos minutos) e paramos de novo… Uma policial entra no ônibus e pede para que todos seguremos nossos passaportes abertos na página da foto e informações pessoais e mais uma vez fomos conferidos.

Seguimos viagem por mais ou menos uns 40 minutos sem quaisquer avisos ou paradas, até que me arrependi de ter pensado nisso, porque veio um novo anúncio pelos auto-falantes e sabíamos, apesar de continuar não entendendo bulufas, que estávamos bem próximos de entrar na Russia.

Passamos novamente pelo mesmo esquema de paradas para sair da União Européia, mas agora para entrar na Russia e com a diferença de que dessa vez tivemos que passar com todas as nossas bagagens por detectores de metais e raios-x

Respondemos um formulário com algumas perguntas e tivemos que especificar exatamente quantos dias passaríamos em solo russo… depois disso tivemos mais uma parada para checarem se todos naquele ônibus tinham recebido visto de entrada no país.

Quando liberados o relógio já marcava 3:30h da manhã e chegaríamos ao nosso destino em 1 hora e meia… Não, não errei as contas… chegamos às 6:00h mesmo, mas do fuso da Russia… que é 1h a mais que Helsinki que ainda seria 5:00h da manhã… 

Todas essas “vistorias” que passamos foi procedimento normal em viagens feitas por terra, que é bem mais longo e cansativo do que quando feitas em aeroportos. Achei interessante contar, porque nunca tinha passado pelo controle de alfândegas dessa forma…

Resumindo tudo em uma linha: Agora que já sabe disso, vá de avião e agarre a sua chance de dormir! hahahaha…


Informações úteis:

Chegamos em São Petersburgo vindos de Helsinki em uma empresa de ônibus chamada Lux Express, o ônibus era confortável, com ar condicionado, entertainment system individual (aquelas tvzinhas que tem nos aviões) e internet. Pagamos 32,00 € por pessoa (*valor de agosto/2014)


*Para ler sobre o nosso Tour Viking desde o começo, é só clicar Aqui.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.