Oslo - Parte 2

No segundo dia a intenção era ir direto à Galeria Nacional, mas como descobrimos que aos fins de semana o horário de funcionamento é das 11:00 às 17:00 horas, decidimos dar uma passeada pelos arredores do palácio real antes.

O palácio (Slottet) é a residência oficial da família real e de acordo com o site oficial da Corte Real Norueguesa, é aberto ao público durante os meses de verão. Mas acho que ninguém deve acordar muito cedo por lá porque já passava das 10h e qualquer um que ousasse chegar perto demais das portas do palácio recebia um aviso bem claro de "mantenha a distância" de um dos guardas reais que estava cumprindo seu turno ao lado da porta principal.

O que fazer em Oslo

Como não vimos nenhum indício de que o palácio estaria aberto para visitas nos próximos minutos e porque chovia torrencialmente, decidimos ir caminhando em direção à galeria, até mesmo porque se tratava de um domingo* e a entrada no museu é franca (*informação de ago/2014) nesse dia da semana e nós queríamos evitar filas.

Sobre evitar filas… é… não deu certo! Enfrentamos uma fila razoável, na chuva, por uns 10 minutos. O hall de entrada estava molhado e lotado, um vai e vem danado. A Galeria Nacional Nasjonalgalleriet estava lotada, mas valeu a pena, ela foi outro ponto alto da nossa visita à cidade. 

Lá tem exposta a maior coleção pública de pinturas, desenhos e esculturas da Noruega. Além das famosas pinturas de Cézanne e Manet, é também ali que fica exposta uma das mais famosas pinturas do artista norueguês Edvard Munch: O Grito - a principal razão que nos levou à galeria, mas que não pode ser fotografado.

O que fazer em Oslo
Parte do castelo medieval Arkeshus
Depois de algumas horas dentre obras de arte maravilhosas e de volta às proximidades da prefeitura, fica o Akershus Slott - castelo medieval (+/- 1300) que hoje é usado pelo governo nos eventos estatais e onde se localiza, dentre outros, o museu das forças armadas (Forsvarsmuseet) que visitamos. Lá conta a história militar norueguesa desde os tempos vikings até os dias de hoje. Apesar de adorar história, não curto muito a parte que os maridos adoram e resolveram chamar de “armas e sangue” ……

O que fazer em Oslo
Espadas Viking no museu de história cultural
O que fazer em Oslo
Cantinho infantil do museu com livros e revistas sobre
histórias e crenças nórdicas
Dalí fomos ao Historisk Museum museu de história cultural que conta a história cultural norueguesa em ordem cronológica, inclusive com artefatos que datam de 10.000 anos, e é lá que está guardado o único capacete viking encontrado inteiro. Além disso, tivemos a oportunidade de visitar a exibição temporária For the Love of Freedom ("Pelo amor à liberdade" em tradução livre) em comemoração ao bicentenário da constituição norueguesa, que ficou suspensa por 5 anos durante período da segunda guerra mundial.

Ficamos no museu de história até o horário de fechamento e sermos praticamente empurrados para fora e de lá seguimos de trem para o Parque Vigeland (fica no Frogner park) que fica um pouquinho afastado do centro da cidade.

O que fazer em Oslo
Ponte com estátuas de bronze e ao fundo a fonte e o monólito
O que fazer em Oslo
Fonte de bronze com estátuas de crianças brincando em árvores
O parque possui 212 esculturas do artista norueguês Gustav Vigeland representando cenas da nossa vida cotidiana e, apesar de não conhecer antes, algumas de suas esculturas são bem famosas. 

Depois de atravessarmos a ponte com diversas dessas esculturas em bronze, passamos por uma enorme fonte, também feita em bronze que levou pouco mais de 40 anos até que fosse finalizada, e depois da fonte chegamos até o monólito: uma enorme peça de granito com 121 figuras humanas esculpidas escalando em direção ao céu. A intenção da obra é representar a vontade do homem em estar mais próximo ao espiritual e divino. 

O que fazer em Oslo
Uma das mais famosas estátuas de bronze da ponte:
Bebe batendo o pé em frustração
O que fazer em Oslo
De costas para o monolito - vista para o parque 
O que fazer em Oslo
Monolito - Peça inteira esculpida em granito
Enquanto andávamos no parque pegamos momentos de chuva torrencial e momentos de sol no minuto seguinte… vai entender…

Informações úteis:

Informações sobre Tour no Palácio Real, preços e compra de ingressos. No site oficial é recomendado comprar os tickets online e antecipadamente.

Tickets e horários de funcionamento da Galeria Nacional Aqui!

O Museu de História Cultural divide o site com o Museu do Barco Viking (que eu contei nesse Post) os tickets e horários de abertura de ambos você encontra nesse site!

O Parque Vigeland tem a entrada franca e está aberto 24h, Aqui você encontra direções e linhas de transporte público para acesso ao parque.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.