Oslo - Parte 1

Nosso primeiro destino foi a cidade de Oslo na Noruega (que entre os anos 1624 a 1924, era chamada de Cristiania). Lá encontramos os amigos Natalia e Bernardo para o começo da nossa viagem. Quando chegamos tivemos que pegar um ônibus caríssimo para o trajeto aeroporto-> centro da cidade e chegarmos até o nosso hotel, já que o trecho era longo.

Depois de devidamente acomodados e livres das mochilas, nos juntamos aos amigos numa caminhada sem rumo pela cidade, pois já era fim de tarde e a programação só começaria no dia seguinte. Logo de cara já gostamos da cidade.

Prefeitura vista do centro Nobel da Paz
Prefeitura de Oslo - Salão onde são realizadas cerimônias
 de entrega dos prêmios Nobel da paz
A manhã seguinte marcou o início da nossa viagem cultural. O primeiro passeio que fizemos foi até a Prefeitura de Oslo (1950) que tem as paredes dos corredores externos cobertas por esculturas em madeira, retratando cenas das crenças e deuses nórdicos.

Logo que entramos, nos deparamos com um imenso salão vazio: uma das paredes é coberta em mosaico representando história, cultura e dia-a-dia local e as outras completas em afrescos. Muito bonito e propício para as cerimônias de entrega dos prêmios Nobel da paz que são feitas ali.

Antes que eu me empolgue e esqueça, tenho uma dica que vale a pena: Como Oslo é um destino bem caro, optamos com comprar o Oslo Pass que tem um preço único e nos garante a entrada em praticamente todo ponto de interesse durante os nossos passeios.

A poucos metros da prefeitura, visitamos também o Centro Nobel da Paz, e tivemos acesso a todos os feitos e personalidades merecedoras de tal honra, tudo representado com muitas fotos e filmes em temas sobre a paz, guerra e resolução de conflitos.

Centro Nobel da Paz - Personalidades e feitos vencedores do prêmio
Bem no centro da cidade, praticamente ao lado do centro Nobel, pegamos um barco com destino a ilha Bygdøy, onde seguimos para um dos pontos altos da nossa visita a Oslo: Vikingskipshuset o museu do barco viking. Nesse museu estão expostos três barcos vikings originais encontrados em bom estado de conservação, além dos diversos artefatos, também originais, que eram usados no dia-a-dia Viking.

Museu do barco viking
Assim que entramos no museu, nos deparamos com o maior dos três barcos: o Oseberg, feito em madeira de carvalho, cheio de minuciosos e maravilhosos entalhes, data do ano de 820 e navegou por vários anos até servir de sepultura à uma mulher que não se sabe ao certo quem era, mas pelas suas vestimentas acredita-se se tratar de alguém que foi muito importante. Os outros dois barcos também serviram de tumbas.

O período viking foi relativamente curto, começou no século 9 e terminou no século 11 e foi a era da expedição viking - quando barcos saiam da Escandinávia e navegavam rumo às conquistas, trocas e colonizações.

O período recebeu esse nome devido às expedições marítimas pirata. Em norueguês antigo (língua falada pelos vikings), a palavra “vikingr” significa pirata. Viking, então, era aplicado a qualquer pessoa de origem escandinava.

Drakkar Oseberg
Eu poderia facilmente ter passado o restante do dia por lá, mas como tínhamos ainda muitos lugares a visitar, juntamos toda a nossa força de vontade e seguimos em frente.

Então fomos ao Norsk Folkemuseum um museu a céu aberto com 155 “prédios” que contam a história e cultura norueguesa de diversas partes do país, além de animais domésticos, músicas e danças tradicionais da época, uma verdadeira viagem no tempo: