Hirschgarten - Maior Biergarten da Alemanha

Hirschgarten, maior Biergarten da Alemanha, Munique

O Königlicher Hirchgarten, ou Jardim Real dos cervos, é um parque na região de Neuhausen-Nymphenburg na cidade de Munique. Ali, há centenas de anos, eram realizadas celebrações familiares e eventos sociais da dinastia Wittelsbach - a família Real da Baviera.

Hoje, naquele mesmo local o restaurante e Biergarten do parque recebem cidadãos e turistas de todos os cantos do mundo no maior Biergarten da Alemanha... ou o maior do mundo como gostam de afirmar os muniquenses. 

Mas faz sentido acreditar ser o maior do mundo se a gente for parar para pensar: Os Biergartens são  tradição tipicamente bávara e eu nem sei dizer quantos deles têm espalhados por Munique... só posso afirmar que são muitos e que durante os meses quentes, nenhum deles fica vazio.

O restaurante é capaz de acomodar aproximadamente 500 pessoas e ali são servidos pratos típicos da região. Mas se você tiver buscando uma experiência tipicamente local, sugiro que você procure um cantinho para chamar de seu entre os 8000 (sim, oito mil) lugares disponíveis no Biergarten do Hirschgarten.

Hirschgarten, maior Biergarten da Alemanha, Munique
Muita área verde e Carrossel próximo às mesas do Biergarten
Hirschgarten, maior Biergarten da Alemanha, Munique


Mas como funciona? 

Bom, ali funciona no melhor estilo "chegou sentou". As mesas são longas e, a não ser que você esteja com um grupo bem grande, vai ter que dividir o espaço com outras pessoas. Sim, ali não tem nada dessa coisa de uma mesa para cada grupinho de conhecidos. Faz parte da tradição dividir com pessoas estranhas a mesa, a conversa, a cantoria e os brindes com as pesadas Maßkrug (canecas com 1L de cerveja).   

Depois de todo mundo acomodado, chegou a hora de decidir o que comer ou beber... mas ali tudo funciona no estilo self-service, então você mesmo vai seguir até os "quiosques" que disponibilizam algumas opções de saladas, frango, porco, os famosos pretzels e, claro, cerveja.

Mas se você não puder/quiser comer o que eles oferecem ali, não tem problema algum passar no supermercado e levar algo da sua escolha, é permitido levar o seu próprio lanche, porém, as bebidas devem ser obrigatoriamente compradas lá!

Não gosta da ideia self-service? Não tem problema! Em uma outra parte do Biergarten, com mais 1200 lugares, eles oferecem serviço às mesas e ali você tem acesso a um menu completo para escolher o que quiser comer/beber e eles trazem até você.

Independente de onde você escolher se sentar, tudo é bem organizado, o clima é sempre alegre e descontraído e quando for embora, mantenha a tradição e não se esqueça de lavar sua própria caneca.  

Os papais e mamães podem levar a família toda sem pestanejar, porque apesar de sugerir o contrário ~ já que Biergarten em tradução literal significa "jardim de cerveja", as crianças são bem vindas! Para a diversão dos pequenos a área conta com parquinho, alguns outros brinquedos montados durante o verão e uma grande área cercada com cervos, de onde vem o nome do parque: Hirschgarten = Jardim do cervo.

Hirschgarten, maior Biergarten da Alemanha, Munique
Brinquedo molhado para os dias quentes
Hirschgarten, maior Biergarten da Alemanha, Munique
Parquinho
Hirschgarten, maior Biergarten da Alemanha, Munique
Área cercada com cervos


Informações úteis:

Geralmente em Biergarten você paga assim que o seu pedido chega, não estranhe se não vier uma nota... é muito comum o(a) garçom/garçonete fazer a conta num bloquinho rabiscado, ou mesmo de cabeça, e simplesmente te disser o valor.  

Além disso, lembre-se de que o serviço não vai estar incluído no valor! Aqui é comum pagar gorjeta de 10% do valor do pedido, ou simplesmente arredondar para cima, por exemplo: Sua conta deu 13€, na hora de entregar o dinheiro você arredonda para 15€ e avisa a pessoa que está te atendendo. 

Horário de funcionamento do restaurante das 9:00 às 24h (pratos quentes das 11:00 às 22:00h)

Horário de funcionamento do Biergarten das 11:00 às 24h

Königlicher Hirschgarten, Hirschgarten 1, 80639 München

Site oficial do Hirschgarten.

   

Um comentário:

  1. Para mim foi uma surpresa aprender o que é um Biergarten! Não tinha noção! Pronto, já precisamos voltar a Munique. Rsrsrs Tá ótima a matéria. Bj Adriana

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.