Frauenkirche ~ Catedral de Munique

O que fazer em Munique

A Catedral de Munique, oficialmente Catedral da Nossa Senhora (1525), levou 20 anos para ser construída, é a maior igreja do estado da Baviera com espaço para abrigar até 20.000 pessoas, além disso é a mais alta construção da área metropolitana da cidade, já que após referendo ficou decidido que nenhum outro edifício poderia ser mais alto do que a Catedral. 

Mas antes da Catedral ser erguida, ali naquele mesmo lugar já tinha uma igreja, construída em 1240 e parte das construções da Residenz (Castelo da família real bávara), mas com o crescimento da população, se fez necessário uma Catedral que pudesse abrigar a todos os fiéis da cidade. 

Assim foi construída pelo arquiteto Jörg von Halspach a famosa Frauenkirche, toda em tijolinho com interior abobadado e torres com cúpulas inspiradas na Cúpula da Rocha em Jerusalem.

Ao contrário do que afirmam os residentes não há diferença na altura das duas torres, elas têm praticamente a mesma altura (98,57m  e 98,45m), mas dependendo do ângulo da foto que você vê, dá pra entender perfeitamente porque surgiu o boato!

O que fazer em Munique

O que fazer em Munique
E ai, torres do mesmo tamanho?
O que fazer em Munique

Uma das torres pode ser visitada e de lá você tem a melhor vista da cidade de Munique com a silhueta dos Alpes ao fundo, mas eu moro aqui há quase 6 anos e nunca vi aquelas torres sem estarem envoltas em andaimes e materiais de restauração. Sempre uma ou outra está coberta e por questões de segurança não está aberta a visitação.

Hoje, logo que você entra na Catedral pelo portão principal, apenas o vitral atrás do altar pode ser visto, mas antigamente nem ele era visível, pois havia uma enorme pintura renascentista que cobria aquela janela, e daí surgiu uma lenda:

Segundo conta a história, logo após o fim das obras da Frauenkirche mas antes de consagrada, o diabo irritado e curioso entrou pelo portão principal da igreja para observar a construção, de repente ele começou a gargalhar estrondosamente e disse em alto e bom som: uma construção sem nenhuma janela não é muito útil!

Naquele exato momento ele estava próximo a entrada da Catedral, e se você olhar para o chão com atenção verá a marca de uma pegada do diabo (Teufelstritt) encravada no piso. Como ele não conseguia ver nenhuma janela na catedral, ele ficou triunfantemente feliz e deixou a marca de seu pé marcada no chão.

O que fazer em Munique

Mas depois ele deu um passo a frente e de repente pode ver várias janelas, então ele percebeu que ele é que era de fato o perdedor. Com muita raiva, ele se transformou em um forte vento a fim de que pudesse derrubar a Catedral, mas ele falhou

E desde aquele dia sempre tem um vento soprando ao redor das torres da Frauenkirche.

Informações úteis:

Horário de abertura: diariamente das 7:30-20:30 durante o verão e durante o período de inverno das 7:30-20:00, a começar em 30 de outubro.

Frauenplatz 1, 80331 Munique

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.