Inverno na Alemanha ~ o que vestir?

Aproveitando que acabamos de passar por 1/3 do inverno, que sempre parece demorar uma vida para passar, e que ainda temos uma boa dose de frio pela frente resolvi escrever esse post com algumas dicas de: 


O que vestir e o que não vestir no inverno na Alemanha?!


Lembrando sempre que tudo o que eu sugiro aqui diz respeito a minha opinião e experiência adquirida nos duros 6 invernos por aqui.

O que vestir no inverno na Alemanha
Marienplaz jan/17
Antes de me mudar para Alemanha eu já tinha visitado alguns lugares que têm inverno de temperaturas próximas ao zero grau, mas de modo geral os termômetros marcavam sempre positivo. Quando me mudei para Alemanha foi a primeira vez que enfrentei temperaturas negativas de verdade, e por "de verdade" quero dizer temperaturas muito negativas por vários dias e mês seguidos.

Não vou mentir para vocês e confesso que naquele primeiro ano achei que não conseguiria me adaptar a um país com tantos meses seguidos de frio, sim meses! São em média 7 meses usando casacos: de outubro a abril... Alguns anos esfria mais cedo em setembro, outros anos permanece frio até mais tarde e chega a nevar na Páscoa. Mas nunca é menos tempo do que isso.

Fato é que eu cheguei na geladeira Alemanha trazendo roupas de frio brasileiras e sem a menor noção do que funcionava ou não. Lembro que eu usava várias camadas de roupas, mal conseguia dobrar os braços e ainda assim morria de frioooo enquanto via as pessoas usarem só um casaco com uma blusa de manga comprida por baixo.

Minhas primeiras escolhas em novas peças também não foram felizes, como aquelas botinhas estilo Ugg que fazem tanta propaganda (Não comprem!). Enfim, com o passar dos invernos fui aprendendo o que usar e hoje não morro sofro mais de frio. Minhas principais dicas pra passar o inverno na boa são:

o que usar durante o inverno na Alemanha?
Lapela cobrindo o zíper e tecido quebra-vento

Casacos:

Eu sou natural do Espírito Santo e posso dizer que lá nunca encontrei lojas que vendem casacos indicados para as temperaturas que fazem aqui, não sei como são as outras regiões do Brasil, mas pelo sim pelo não, se tiver a opção: deixe para comprar aqui!

Não compre casacos curtos! Essa parece óbvia, mas vejo muitos brasileiros usando casacos que terminam logo antes do quadril... não façam isso... qualquer passada de mão no cabelo ou coçada no nariz (o que você vai precisar fazer muito!) e você está descoberto! 

Escolha modelos que cubram pelo menos o quadril/bumbum inteiro, de preferência que cheguem até metade das coxas!

Não compre casaco muito justo! Isso limita demais os seus movimentos, principalmente se você decidir usar uma blusa mais grossinha por baixo.

Tecidos no estilo corta-vento são super importantes.

Dê preferência aos impermeáveis!

Observe se o casaco tem uma lapela cobrindo o zíper. Isso impede que o vento passe pelo dentilhado do zíper e te esfrie por dentro.

Casacos de punho fechado impedem que o vento frio entre pelos braços.


O que vestir no Inverno da Alemanha
Sapatos impermeáveis de couro

Sapatos:

Não comprem botinhas estilo Ugg!!!! Essa é a maior furada do século, é verdade que elas são quentinhas... mas a não ser que você só pegue dias ensolarados, sem qualquer traço de chuva ou neve,  o que eu duvido muito, não compre! Porque a parte de cima delas é inteira de tecido e com o passar do dia seu pé vai estar ensopado e pode acreditar em mim: você não quer isso! Se você tiver os pés molhados enfrentando baixas temperaturas, não vai aguentar ficar na rua!

Opte por sapatos impermeáveis em couro ou borracha.


cachecol de lã no inverno da Alemanha
Cachecol de lã, casaco de punho fechado

Demais acessórios:

Escolha meias de fleece ou palmilhas de lã de carneiro (ou os dois)! 

Não sei se isso só acontece comigo, mas na dúvida não indico meias de lã, elas pinicam e fazem os pés suarem. 

Qualquer coisa que cubra a cabeça, principalmente as orelhas, é bem vinda! Seja gorro, lenço, aquecedores de orelhas, faixas, etc...

Use luvas. Sobre o melhor tipo de luvas vou pedir mil desculpas, essa é a única dica que não sei dar porque eu particularmente detesto luvas e não uso, mas já tem um tempo que vendem luvas próprias para que você seja capaz de usar seu celular sem precisar tirá-las!

No pescoço a melhor opção pra mim é o cachecol de lã... de tecido mesmo tipo coberta! haahhaah

Cachecol de tricô ou crochê são bem quentinhos e eu uso muito, mas se bate um ventinho não segura nada! Então se eu tivesse que escolher comprar só umzinho ou dois pra viagem, eu escolheria os de lã.

Se você for uma pessoa friorenta ou simplesmente não gosta do frio, considere também comprar meia-calça de lã e blusa térmica para usar por debaixo da roupa!

Espero que essas dicas te ajudem a ficar quentinho. Boa viagem!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.