Inverno 2015/2016


Esse foi o nosso quinto inverno na Alemanha e apesar de ter oficialmente acabado, ainda faz um pouco de frio por aqui. Isso é normal! Geralmente estamos prontos para desligar os nossos aquecedores na primeira quinzena do mês de abril.

Até o momento, o inverno mais frio que peguei foi justo o do ano em que cheguei. Sem ter roupas e sapatos apropriados, pegamos temperaturas de -23 graus durante o dia, muita neve e choques por conta do ar extremamente seco.


Me lembro do desafio que era pentear os cabelos, a estática era tão grande que os fios ficavam grudados na escova, além disso me assustava o tempo todo porque vivia tomando choquinhos ao tocar as maçanetas das portas (ou qualquer outro bom condutor de energia) ou no Arthur. hahahaha

Porém, não sei se por conta do tão falado e temido aquecimento global, temos passado invernos cada vez menos frios e mais úmidos. Esse ano as temperaturas raramente chegaram ou passaram dos -10, o que não é muito comum por aqui.

O resultado disso foi a "troca" da neve por muita chuva (muita mesmo) e uma umidade quase sempre acima de 80%. Pelo primeira vez em 5 anos tivemos problemas com mofo devido a alta concentração de água no ar em um apartamento que tem que ficar fechado o tempo todo para se manter aquecido... e pela primeira vez tivemos que fazer uso do desumidificador ao invés do umidificador de ar.

Comparado a outros anos vimos relativamente pouca neve na cidade, quase tudo virou chuva... com exceção de alguns dias em que os passeios no parque foram tomados por aquele cenário branquinho, lindo e gelado.

A maioria das fotos desse post fiz no mesmo ângulo que as do post Stadtpark - Outono 2015, se você ainda não viu dá uma passadinha lá que vale a pena comparar a beleza das diferentes estações.



Palais Stadtpark


P.S.: Essas fotos foram tiradas na primeira quinzena de janeiro/2016.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.