Um dia em Veneza

Fazendo um bate e volta de Verona para Veneza.

Na estação de Verona Porta Nuova recebemos informações de uma moça muito simpática, educada e que falava inglês fluente. A Trenitalia têm um sistema de ticket muito legal (lembra bastante o daqui), na máquina compramos tickets de ida e volta em trem regional, por €7,60 o trecho para cada uma (ou seja: ida + volta = €15,20 cada)* e o melhor de tudo é que os horários são abertos, você vai e volta a hora que quiser em qualquer trem regional disponível.

Um dia foi mais do que o suficiente para que eu me apaixonasse perdidamente (literalmente hahaha) pela cidade. Aliás, antes mesmo de chegar, quando ainda estávamos no trem e nos aproximávamos da estação de Veneza S. Lucia, já tinha me encantado com o lugar.

Como Veneza fica a pouco mais de 1 hora de Verona, decidimos que seria legal se também conseguíssemos conhecê-la. Saímos da Alemanha com essa ideia na cabeça, mas sem planos concretos, pois ainda não sabíamos se conseguiríamos conhecer toda a cidade de Verona e ainda ter tempo para outra cidade, mas no fim do segundo dia em Verona decidimos por ir e digo que foi a melhor decisão que fizemos nessa viagem.

Enfim, chegamos em Veneza sem planos e sem mapa, e se você vai nessa mesma situação não se preocupe, apesar dos vários estreitos e tortuosos caminhos, da sensação de estarmos perdidas, sempre nos encontrávamos no caminho certo porque a cidade é muito bem sinalizada e te leva até os pontos turísticos sem problemas e sem mapas…

Mas se você passou por uma lojinha que gostou, pode saber que você provavelmente não vai passar por ela novamente, então entre!! Em Verona, mesmo com mapa, precisamos usar o GPS em alguns momentos, em Veneza em momento algum se fez necessário.

Saímos da estação de trem e fomos seguindo as placas rumo a Praça São Marcos, passamos pela famosa Ponte Rialto, mais antiga ponte a cruzar o Grand Canal. Antes feita em madeira, foi derrubada por um incêndio e algumas vezes pelo peso da multidão, por isso reconstruída em pedra por volta de 1590.

Basílica Santa Maria della Salute
Construída em 1631, para cumprir promessa
feita para livrar a população da peste
Ponte Rialto
Grand Canal
A Piazza San Marco é linda e muito grande, especialmente se comparada ao restante dos caminhos apertados e pouquíssimos espaços abertos pelos quais passamos durante o trajeto até lá. Tentamos tirar fotos meio que longe dos pombos que ficam dando rasante nas nossas cabeças e querendo pousar nos nossos braços (que ficaram bemmm recolhidos para não corrermos o risco).

O pior é que ter foto com pombos é bem famoso em Veneza… Mesmo assim, para quem não gosta como eu, uma dica: Se não quer pombos na sua cabeça, não vá à praça com comida na mão senão, mesmo que não tenha a intenção, seu lanche provavelmente vai virar comida de pombo!

Na praça estão a Basílica de São Marcos, o Campanário da Basílica, a Torre do relógio de São Marcos e o Palácio Ducal de Veneza. Tínhamos tempo para fazer um dos passeios e apesar de ficar balançada com o passeio no Palácio Ducal, onde contam a história de Veneza e vão passando pelos cômodos e Ponte dos suspiros, decidimos pelo passeio de gôndola pelos canais da cidade.

Ponte dos Suspiros
Última vista dos condenados rumo ao encarceramento

Pagamos €28 por pessoa* em um passeio de meia hora, numa gôndola para 6 pessoas… a princípio achamos caro, mas depois vimos que a experiência valeu cada centavo. O nosso passeio saiu do Grand Canal balançando muito por conta do movimento da água causado pelo intenso vai e vem dos táxis aquáticos, vaporetos e gôndolas, e quando seguiu pelos canais de Veneza passamos a deslizar e ouvir as informações e cantorias do gondoleiro que nos conduzia.

Inicialmente estávamos com medo daquela gôndola virar porque enquanto no Grand Canal balançou muito e na gôndola ficamos apenas um palmo acima da água, mas quando vimos o gondoleiro atender ao telefone e acender seu cigarrinho enquanto remava, ficamos mais tranquilas. hahaha.

Infelizmente também não tivemos tempo para fazer o passeio que nos leva até a Ilha de Murano porque é um passeio mais demorado, mas vou guardar como desculpa para retornar a cidade numa outra oportunidade.

Uma dica importante para quem vai a Veneza e quer comprar peças de Murano originais: a maioria das lojinhas ao longo do caminho até a praça São Marcos são peças fabricadas na China! Todas as peças originais fabricadas com vidro de Murano recebem uma marca de autenticidade!!

* Todos os valores informados no blog dizem respeito aos serviços prestados no mês de maio/14. Não esqueça de clicar nos links abaixo para verificar os valores atualizados.

Informações úteis:

Site oficial da cidade com as mais diversas informações turísticas, clicar Aqui!

Se já estiver na Itália e quer saber como chegar a Veneza de trem, uma boa opção é a Trenitalia.

Meios de transporte e como chegar até Veneza, Aqui.

Tours de gôndolas pelos canais de Veneza, Aqui.