Levando Barbie ao Brasil - Tirando CZI em Munique

Onde e Como tirar o CZI em Munique para trânsito internacional de animais

Eu pensei que com toda a organização por aqui, seria fácil acertar as burocracias e detalhes para a nossa viagem com a nossa cachorrinha para o Brasil. Bom, na verdade até que é fácil, mas só depois que você descobre onde tem que ir e o que fazer... Mas até descobrir.......

Caí na besteira de acreditar que pelo fato do trânsito internacional de animais ser regulamentado internacionalmente, o CZI (certificado zoosanitário internacional) fosse emitido da mesma forma no mundo todo... Ahhh, ledo engano...



No Brasil, o órgão que emite o dito cujo é a Anvisa, que tem em quase toda cidade do Brasil, mas se não tiver, no próprio aeroporto internacional, antes da sua viagem você pega o seu (desde que munido de todos os documentos) e é de graça. 

Como era a primeira vez que retornava ao Brasil na companhia da Barbie, e após algumas horas de pesquisa na internet não encontrar algo que me ajudasse, resolvi me basear na ideia de que aqui teriam órgãos com funções equivalentes aos de lá.

Convencida daquele pensamento, entrei em contato com a “Anvisa” alemã do aeroporto de Munique, e depois de muitas trocas de emails, recebemos a confirmação de que nosso bichinho cumpria com todos os requisitos necessários para regressar a Alemanha, mas que eu deveria me informar com o país do meu destino (Brasil) quais seriam os documentos necessário para a entrada de Barbie naquele país.

Além que disso, fui informada de que não seriam eles os responsáveis pela emissão do tal CZI que liberaria a saída da nossa bichinha da Alemanha... apenas fiscalizavam a entrada de animais no país e não souberam informar a quem eu deveria recorrer.

Fiquei muito irritada... Como assim um aeroporto internacional, que está habituado a lidar com transporte internacional de animais, não sabe sequer informar quem libera a saída??? 

Depois de muito pesquisar e perder tufos de cabelo (será que sou ansiosa?!), há apenas cinco dias da viagem, descobri que quem libera a saída são os veterinários da prefeitura da cidade... e que o tal setor fica no quarteirão ao lado de onde moro... quase chorei...




Depois disso, cheguei lá sem qualquer horário marcado, fui atendida em poucos minutos. Eles pediram para ver o cachorrinho e preencheram o CZI à mão, na hora! E descobri que aqui é necessário pagar uma taxa de 8,50€*. Mas ok, saí de lá aliviadíssima e pronta pra viajar... 

Mas esse não foi o único transtorno da viagem, o próximo conto depois...


Informações úteis:


* O valor de 8;50€ referente a emissão do CZI em Munique foi pago em dezembro/13.


Nome da repartição governamental:

Landeshauptstadt München 
Kreisverwaltungsreferat KVR I/3 
Gewerbe, Lebensmittelsicherheit, Veterinärwesen

Local e telefone de contato do órgão responsável pela emissão do CZI:

Thalkirchner Straße 10680337

Münchentel.: +49 089 233-36313

e-mail: veterinaeramt.kvr@muenchen.de


Horário de atendimento ao público:

Segunda 7.30 – 12h 
Terça 8.30 – 12h e 14 – 16 h e entre 16 – 18h apenas com horário agendado 
Quarta-feira apenas com horário marcado 
Quinta 8.30 – 15h 
Sexta 7.30 – 12h 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.