Quem já recebeu visita do Krampus?

A mais curiosa das tradições de Natal 

Esse é o terceiro ano em que acompanho por aqui os preparativos e eventos que antecedem o Natal, mas é a primeira vez que vejo isso acontecer em Munique. Acho que não preciso nem comentar que tudo acontece em proporções muito maiores do que na cidade de Deggendorf...

Como já contei a vocês nos anos anteriores, essa é uma época muito comemorada por aqui. Não digo isso só por ver as ruas enfeitadas e árvores de natal enormes, mas pela energia das pessoas, os mercados, produtos vendidos apenas nessa época do ano e o melhor: as tradições!!!

Dia 06.12 foi o dia de Nikolaus. Ano passado escrevi sobre ele aqui e contei que baseado nele surgiu a figura do Papai Noel que tanto conhecemos. Então esse ano vim contar sobre o Krampus. 

O krampus é uma criatura mitológica de aparência demoníaca que representa basicamente o oposto do São Nicolau, e faz parte das crenças da região dos Alpes e arredores. Suas histórias são contadas desde antes de Cristo, e algumas de suas características são como as dos sátiros e faunos da mitologia Grega. Com o cristianismo, a igreja tentou suprimir as histórias em torno dele, mas sua figura sobreviveu, e no século 17 passou a ser associado ao Nikolaus, por serem antagônicos. 

Sabe aqueles momentos de Natal na nossa infância em que ouvimos de nossos pais “só ganha presente de natal quem se comportou direitinho!”? Pois é, aqui também funciona assim... As crianças que se comportaram ganham presentes do Nikolaus, masss segundo a tradição, as que não se comportaram recebem a visita do Krampus, que é responsável pela punição e açoitamentos dos malcriados. 

Então no segundo domingo do advento, que se deu no dia 08.12, fazendo jus às tradições natalinas da região, aconteceu na cidade de Munique o Krampuslauf (caminhada dos Krampus) e eu adicionei um vídeo que peguei no site oficial da cidade para vocês terem uma ideia do motivo pelo qual as criancinhas alemãs são tão comportadas! rss....

                                               
Em uma parte do video mostra também uma tradição da região da floresta da Bavária, aparecem uns homens com sinos gigantes e um outro homem estalando o chicote, isso servia para espantar os lobos e animais selvagens dos vilarejos.

Mas e aí, alguém recebeu a visita do Krampus esse ano?

Um comentário:

  1. Kkkkkkkkkk, demais a criancinha que quase da um abraço no Krampus!! Boa viagem, Mimi!!! Nos veremos em breve!!! beijos

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.