Com ou sem sapatos?

Quando você chega na casa de alguém, tira os seus sapatos?

Eu sempre ouvi dizer que no Japão as pessoas andavam descalças dentro de casa… até onde ouvi dizer, os japoneses tiram os sapatos e os deixam de fora para evitar que energias negativas venham para dentro de casa…

Mas antes de vir morar aqui, nunca soube que os alemães tinham o costume de tirar os sapatos para entrar em casa, ou na casa dos outros. Logo que cheguei achava estranho, e avisava a visita que ficasse à vontade e entrasse calçada… Eu era olhada com uma certa curiosidade… 

Até parei de falar qualquer coisa, agora quem chega na minha casa tira os sapatos e eu deixo… ficam andando de meias pra lá e pra cá…

Só no aniversário do Arthur que eu insisti para que as pessoas ficassem calçadas, afinal de contas, de que adianta se arrumar toda e ficar descalça??? Tem que ter o sapato para fazer o complemento no visual… Mesmo assim teve quem preferisse ficar de meias! Ahhh... e se a meia estiver furada, não tem com o que se preocupar, aqui ninguém liga para o que você usa ou deixa de usar...

Não conheço o real motivo por trás dos "sapatos na porta de entrada", mas imagino que se deva ao fato das pessoas não terem empregadas por aqui, e que sapatos trazem sujeira para dentro de casa… Já faz até parte da etiqueta deles... 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.