Fundbüro / Lost and found / Achados e perdidos

Achados e perdidos! Porque em Munique achado É roubado

Quarta-feira passada, uma amiga me ligou perguntando se eu gostaria de lhe fazer companhia até o achados e perdidos e aproveitarmos para jogar conversa fora e caminhar naquele dia de céu claro.

Lost and Found Munich
bicicletário - achados e perdidos
No caminho até lá, foi me explicando que há um ano encontrou uma bicicleta parada em frente ao seu prédio e, sem corrente alguma a prendendo, ficou por ali por mais de um dia. 

Pensando em ajudar o dono, levou a bicicleta a um lugar próprio e a prendeu com cadeado, deixando um grande bilhete no local em que a bicicleta havia sido inicialmente deixada informando que: por estar preocupada com o bem alheio, o guardou. Logo abaixo escreveu seu nome e telefone para que o dono entrasse em contato no momento de reaver sua bicicleta.

Passada uma semana sem qualquer contato do dono, ligou explicando a situação para a polícia, que na mesma semana foi até sua casa verificar se aquela bicicleta se encaixava na descrição dos bens perdidos ou roubados que tinham em seus registros, porém, mesmo sem encontrarem qualquer referência à mesma, a levaram para que ficasse em posse da polícia pelo prazo de um ano, aguardando que seu dono a reclamasse. 

Lost and Found Munich
um dos vários quadros de chaves do corredor
Transcorrido o período de um ano sem que o dono procurasse pelo bem, minha amiga recebeu uma carta da polícia informando que ela passou a ser a legítima dona da bicicleta e que se tivesse interesse no objeto, que poderia buscá-lo no prazo de um mês, caso contrário, se tornaria propriedade do município.

Foi necessário pagar uma taxa de 20€ e assinar alguns documentos que comprovavam a situação ocorrida e a transferência de propriedade e posse para ela, tudo feito, foi dado baixa no sistema, pegamos a bicicleta e fomos embora.

Fiquei mais uma vez maravilhada com a honestidade desse povo! Nunca imaginei que tal coisa sequer fosse possível!! 

O que também me fez lembrar da falta de sorte que temos no Brasil com relação a isso... (para não dizer outra coisa e entrar em assuntos mais “profundos”) 

Interessante também foi o bilhete ao lado da atendente, em que pedia que não oferecessem dinheiro aos que estavam ali trabalhando, já que constitui crime com suas devidas sanções! 

Resumindo: Por aqui, achado É roubado se você não receber autorização expressa para ficar com o objeto, por isso o bem encontrado deve ficar na posse da polícia por 1 ano. Se nesse tempo o dono não procurou pelo bem perdido, a propriedade passa automaticamente para quem o encontrou, que tem o prazo de um mês para resgatá-lo do achados e perdidos, caso contrário se tornará propriedade do Município. Parece até simples não é!?

Lost and Found Munich
bilhete contra corrupção - achados e perdidos
No caso, fomos buscar uma bicicleta, mas nessa repartição eles tem diversos tipos das mais variadas coisas organizadamente registradas e guardadas ao longo das salas do prédio. Desde casacos, chaves e bicicletas a muletas e bengalas.(Sério, quem consegue esquecer muletas??? Não precisam disso pra andar??).

Enfim, descobri ainda que existe uma sala somente para os pertences perdidos durante a Oktoberfest!! Claro, não é para menos! Se somos capazes de esquecer nossas coisas sóbrios, imagina aqueles que estão bêbados! :)

Portanto, se você está em Munique, perdeu ou encontrou alguma coisa entre em contato com eles:


Endereço: Oetztaler Str. 19, 81373 München

Telefone: 089 23396045

2 comentários:

  1. Sensacional, Mi!!! Cada vez mais tenho vontade de conhecer a sua segunda terra!!!! Mudando um pouco de assunto, vc viu o filme ou leu o livro " a menina que roubava livros" ? Eu li e lembrei de vc, por causa de todo aquele alemão e fiquei pensando como vc é inteligente! Rs! O livro é lindo, um dos melhores que já li!! Vou tentar ver o filme em breve! Saudade! Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh vem conhecer sim!!! Vamos adorar!! Também não canso de me encantar com a honestidade desse povo!! Ainda não li "a menina que roubava livros", já peguei o livro na mão pra ler, mas quando fiquei sabendo que viraria filme, resolvi esperar pra assistir ao filme antes. Sempre acho os livros muito mais completos e emocionantes, então quando leio antes de ver o filme, sempre me decepciono um pouco. hehehehe... Quanto ao alemão, ainda estou tentando sabe!? Ainda tenho muita dificuldade em me comunicar a respeito de temas em que não fazem parte do meu dia-a-dia... Mas eu chego lá!! :) Beijinhos!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.