Chegando no Brasil com Barbie

Como foi chegar ao Brasil e receber a orientação da veterinária da VIGIAGRO de que deveria superdosar minha cachorrinha com a vacina anti-rábica, contrariando o que diz Portaria e Regulamento.

Atestado trânsito animais e liberação pela VIGIAGRO aeroporto GRU
Chegamos no Brasil pelo aeroporto de Guarulhos e como estávamos com Barbie, precisamos passar pela inspeção da VIGIAGRO e levar os documentos para serem analisados pela veterinária que estava de plantão naquela hora.

Antes, um detalhe: No Brasil a vacina anti-rábica tem validade de apenas um ano, mas na Alemanha a validade é de 3 anos de acordo com o determinado no rótulo pelo fabricante. Ok, continuando...

Ao analisar a documentação, a veterinária disse que tínhamos um problema já que para que pudessemos entrar e sair do Brasil com a serologia da Barbie válida, ela tinha que tomar a vacina todo ano, mesmo que a validade apontada pelo fabricante seja de 3 anos... OI???

Retirado do site MAPA
Quando perguntei a ela se tinha cabimento superdosar a minha cachorrinha ano após ano sem necessidade alguma, sendo que nenhum animal jamais deveria aguentar aquilo, ela simplesmente me respondeu que “é o que diz a legislação”.

Ainda me disse que deixaria Barbie entrar no Brasil, mas que com certeza seus colegas veterinários, ao analisarem a documentação de retorno dela para Alemanha, não liberariam a viagem.

Como eu não tinha lido a tal legislação e Arthur me olhou feio para que não questionasse o teor da mesma, não falei mais nada e só escutei. Ela nos liberou como se estivesse fazendo um grande favor e sugeriu que assim que chegássemos ao nosso destino final no país, vacinássemos Barbie novamente, mesmo faltando 1 ano para o vencimento da vacina.

Reg CE 998/2013
Fui embora contrariada, achando aquilo tudo um absurdo sem qualquer cabimento! Por isso, assim que cheguei à Vitória, tratei de fazer a busca da tal legislação antes de seguir com a ideia louca de vacinar minha cachorrinha novamente, o que já estava fora de questão antes mesmo de descobrir que de absurdo só mesmo o que eu ouvi daquela veterinária no aeroporto...

Tanto as informações no site do MAPA (Ministério Agricultura e Pecuária) como no Regulamento (CE) n. 998/2003 do Parlamento Europeu e Conselho, encontrei taxativamente escrito:
“...data da aplicação da vacina anti-rábica e sua validade” na legislação do MAPA e 
“... anti-rábica válida, segundo as recomendações do laboratório de fabricação” no Regulamento.

Fiquei braba comigo mesma por não ter seguido meus instintos e solicitado Portaria e Regulamento ainda no aeroporto de Guarulhos, porque ambas dizem claramente que deve ser observada a data de validade determinada pelo fabricante. 

Mas tudo bem... passou, deu tudo certo... E é claro, não tive qualquer problema ao voltar para a Alemanha... Aparentemente os colegas dela leram o mesmo que eu.

Mas agora tenho mais uma coisa na minha lista de aprendizado!! Além dos documentos impressos e devidamente grifados que, de agora em diante, jamais deixarão de me acompanhar em viagens ao Brasil!! 

2 comentários:

  1. il a Michèle to indo de ferias pro brasil. com meu cachorro estou com ô mesmo problema aqui na belgica tamben e 3 anos de validade. j à tirei ô sangue pra fazer ô exame agora nao da mais tempo pra vacinar outra vez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Se seu cachorrinho tiver com a vacina de raiva em dia você não vai ter problemas para viajar com ele, o passaporte mais a sorologia com resultado recomendado garantem o trânsito do seu cachorrinho sem problemas. Se a chegada ao Brasil estiver te preocupando, dê uma olhada a mais nas partes grifadas do Regulamento (CE) n. 998/2003 que coloquei no blog. Estar munido de informações sempre ajuda!
      Boa sorte com a burocracia e boa viagem! :)

      Excluir

Tecnologia do Blogger.