A cidade dos bolinhos...

A verídica história de uma mulher que salvou o seu povo e ficou famosa como Knödelwerferin "a arremessadora de bolinhos"

Homenagem a Knödelwerferin
Por aqui conta-se a história dos bolinhos de Deggendorf: No ano de 1266 Ottokar de Böhmen atacou com grande força militar, devastando Oberpfalz e Niederbayern. A cidade de Deggendorf, antevendo o ataque trouxe todos os cidadãos para dentro dos seus duplos muros de proteção. Pouco tempo depois, as tropas de Ottokar se estabeleceram ao redor dos muros da cidade, saqueando e ocupando tudo o que havia por ali.

Com o cerco fechado ao redor da cidade, a estratégia de Ottokar era simples: Esperar em tocaia por algumas semanas até que a comida se tornasse escassa dentro do burgo, com isso, sem muitas forças para lutar, o povo se renderia a fome e se entregaria.


Assim, algumas semanas mais tarde um espião escalou o muro da cidade para visualizar a situação que se encontrava do lado de dentro do muro, mas ao chegar no topo, foi totalmente surpreendido: ao invés de encontrar um povo enfraquecido, foi inesperadamente atingido com um bolinho bem no meio da testa, e com o susto se desequilibrou e caiu.

Antigo muro da cidade

A esposa de um dos homens que fazia a vigilância diária do muro, havia se disponibilizado a sempre fazer e levar bolinhos, assim eles eram alimentados sem que houvessem falhas na guarda pela cidade. Naquele momento em que ela levavava os bolinhos, ao ver o espião sobre o muro, não pensou duas vezes e tacou-lhe o bolinho na cara.

Essa atitude salvou a cidade do ataque de Ottokar, já que o espião relatou que a cidade ainda tinha tanta comida, que as pessoas estavam se dando ao luxo de arremessá-la… Com isso, as tropas instaladas ao redor da cidade de Deggendorf receberam ordem para que batessem em retirada, e a cidade foi salva de um ataque.
Por causa desse acontecimento histórico, no início do século 19 a cidade de Deggendorf passou a ser conhecida como a "cidade do bolinho", mas, por ter recebido diversos tipos de piadas e gozações das cidades vizinhas, o "apelido" foi deixado de lado...
 
Em homenagem a essa senhora que agiu espontaneamente e salvou a cidade do ataque, existe hoje na parte velha da cidade uma estátua representando o momento em que o bolinho foi arremessado contra o inimigo.
 
Atualmente existem bolinhos doces e salgados, feitos com os mais variados ingredientes, mas a receita original é cozida em água bem quente, e a massa leva basicamente uma mistura de pão, caldo de carne, ovos, sal, leite e farinha de trigo.
 
Para quem tiver vontade, segue a receita original:
 
Ingredientes:  
Meio quilo de farinha de trigo, uma pitada de fermento em pó, uma boa pitada de sal, 5 fatias de pão preto, 5 cascas de pão francês (sem o miolo), 5 ovos, 5 colheres de sopa de caldo knor bem dissolvidos na água, 2 colheres de sopa de leite, uma xícara de tamanho médio de água e uma panela de água fervendo.
Knödel de caixinha

Modo de fazer:
Mexer bem os dois ovos, as colheres de caldo knor dissolvidas em água e o leite, e mergulhar a casca dos 5 pães de sal nessa mistura por mais de uma vez.Misturar o trigo, o fermento em pó e o sal em uma tigela, depois acrescentar os 3 ovos restantes e a xícara de água e bater bem até atingir uma consistência firme.
Picar as 5 fatias de pão preto em cubos não muito pequenos e acrescentar na massa.
Preparo:
Com as mãos bem molhadas em água fresca, rechear cada uma das 5 cascas de pão com a massa recém preparada e bem prensada em forma de bolinho. Depois disso basta colocá-los em água fervendo por aproximadamente 25 minutos.

Por aqui, para os mais práticos, também tem a versão em caixinhas…

Será que é bom? Ouvi dizer que é meio sem graça! Ainda não provei, mas está nos meus planos… Quem sabe!?



                                                           beijinho,

Michelle tão distante…

2 comentários:

  1. Se for ruim voce pode arremessar em alguém!!! hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkk... com certeza!!! Vai que eu também não ganho uma estátua em minha homenagem??

      Excluir

Tecnologia do Blogger.