Königssee na primavera


Nossa primeira vez visitando a região de Berchtesgaden foi há 2 anos durante o mês de agosto, meio do verão de um dia ensolarado e calor de rachar, mas tenho certeza que se a previsão do tempo não fosse essa, teria me apaixonado pelo lugar da mesma forma!

O Königssee permanece desde então no topo da minha lista de lugares mais lindos que já visitei! Sempre guardo em mim a intenção de voltar lá e esse ano, com a visita de amigos queridos, não pudemos deixar de incluir esse passeio no nosso roteiro.


Apesar de ficar perto de Munique, aproximadamente 2:30h dirigindo para sul em direção a Áustria, dessa vez nos hospedamos por lá e pudemos pegar o primeiro barco do dia (8h da manhã) para passeio no lago, o que foi ótimo, pois conseguimos pegar Saletalm e St. Bartholomä menos cheios.

Compramos os tickets de barco na hora e pagamos 17,80€ por pessoa para o passeio completo (ida e volta até Saletalm com paradas em St. Bartholomä), mas existe a opção de ida e volta apenas até St. Bartholomä ou mesmo apenas ida ou apenas volta para quem quiser fazer algum trecho pelas trilhas.

Eu diria para vocês escolherem ao menos a ida de barco, porque além do visual de tirar o fôlego, curiosidades, crenças e fatos históricos são contados durante o percurso tanto em alemão como em inglês e quando alcançamos determinado ponto o guia toca um trompete para mostrar a acústica do local.




Antigamente caçadores faziam esse trajeto de barco e descobriram que em determinado ponto, quando atiravam, o som do tiro ecoava em sete vezes, devido às altas paredes de pedra dos Alpes ao redor do lago.

Por muitos anos esse ritual foi repetido e virou tradição atirar contra o paredão de pedra para ouvir os sete ecos até que, por questões de preservação ambiental, os tiros foram proibidos. Para manter a tradição de forma não depreciativa, substituíram as armas por trompetes e, por não ser tão alto como um tiro, ouvimos o som da música tocada ecoar de uma a duas vezes pelos paredões de pedra.

Um das curiosidades contadas durante o trajeto é a história da montanha Watzmann e seus sete picos, cobertos em neve eterna, um dos marcos e cartões postais da região de Berchtesgaden. A montanha de 9 mil metros leva o nome de uma família devido a uma crença local:

Há centenas de anos governava naquelas terras um rei cruel chamado Watzmann, com esposa e filhos igualmente cruéis, eles não conheciam amor ou compaixão. Um dia um dos cães do rei atacou e matou o bebê de uma camponesa e a reação do rei e de sua família ao presenciar o episódio, foi rir do sofrimento daquela mãe. Dominada pela fúria, a mulher amaldiçoou a família e a transformou em uma alta montanha, cada pico um membro da família Watzmann eternizados em pedra fria. Próximo dali, depois do seu feito, a "bruxa" se deitou e dormiu em posto de vigilância eterna para que aquela família permaneça ali.

Por isso que o lago aos pés da montanha Watzmann está o Königssee, que em alemão significa o lago do Rei.

Perfil da bruxa deitada. Quem consegue ver?
A ponta dos sete picos Watzmann vistos de Saletalm

Em St. Bartholomä tem um restaurante com Biergarten bem legal além de uma "lojinha" com lanches tradicionais. Os pratos que levam truta tem o peixe super fresco, pescado no próprio Königssee. A pesca no lago é permitida apenas por pessoal autorizado para abastecimento exclusivo da área de alimentação de St. Bartholomä.

Ou seja, se você gosta de truta, não deixe de experimentar aquela ali, porque não vai encontrar outra igual em nenhum outro lugar no mundo... O Arthur provou um pão com filé de truta defumado e alecrim que estava bem gostoso e olha que eu sou meio chata com peixe...




Se você não estiver indo no verão, não esqueça de verificar as condições de tempo e neve quando planejar sua visita ao Königssee, por se tratar da região dos Alpes pode ser que ainda haja neve e gelo, prejudicando ou até mesmo impedindo os passeios de barco.

Nós estivemos por lá no primeiro dia do mês de maio e apesar de já ser próximo da metade da primavera, no dia anterior a nossa chegada nevou no local. Os passeios de barco não foram prejudicados, mas não pudemos fazer a visita ao Ninho da Águia, que teve sua abertura adiada.


Informações úteis:

O passeio no lago é imperdível, se quiserem pegar o barco elétrico, a lista de Horários e de Preços é atualizada todo ano e disponibilizada através de um documento PDF.

Os tickets também podem ser comprados online com antecedência, mas infelizmente só encontrei essa opção em alemão, mas em todo caso, a página pode ser acessada por Aqui.

Para quem estiver indo de carro, o local e preços dos estacionamentos podem ser encontrados Aqui!

Quem optar por fazer o trecho de trem, lembrem-se que o destino final é a cidade de Berchtesgaden, e dali será necessário pegar uma das linhas de ônibus: Koenigssee (n°. 841 ou 842) e Schönau (n°. 842, 843 ou 846) da rede RVO.

Se quiser passar a noite nesse lugar maravilhoso o site da cidade disponibiliza diversas opções de hospedagens para todos os gostos (e bolsos), é só clicar Aqui.

Seestraße 3, D-83471 Schönau a. Königssee 
Tel. +49 (0) 86 52/65 59 8-0 
Email: mail@koenigssee.com



Outros posts sobre esse assunto:


Um comentário:

  1. Adorei Konigssee, seus passeios e curiosidades! Vivemos vizinhos a cidade de Penedo que tem semelhancas como a truta e a Serra da Índia, que também deriva de uma lenda sobre a Índia que repousa na montanha. Sim, vi a bruxa na montanha... rsrsrs bem nariguda! Excelente matéria!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.