Asamkirche ~ A igreja particular


Imagino que não seja nenhuma surpresa quando digo que existem muitas igrejas pela cidade (repito: muitas!). Volta e meia me pego repetindo no blog o fato do estado da Baviera ser oficialmente católico, não trago isso por uma questão de crença pessoal, mas pela importância que isso tem na nossa vida e rotina por aqui, seja você católico ou não. Mas isso é assunto para outro post!

Munique tem algumas igrejas bem famosas e que valem a pena conhecer, mesmo que você não seja católico, vale cada segundo do seu tempo observar a riqueza de detalhes com que são ornamentadas. 

Então resolvi fazer posts sobre as igrejas da cidade (tipo um #TourdeIgrejas hehehe) e apesar de não ser a mais famosa é uma das que mais gosto, por isso resolvi começar por ela. Ao longo das publicações vocês decidem quais ficariam dentro ou fora do roteiro de vocês :)

O igreja de hoje é a Asamkirche (1733-1746), que eu conheci meio que de curiosa depois de ver alguns passantes entrarem e sairem do local. O seu exterior não denuncia logo de cara se tratar de uma igreja, pelo menos não como estou acostumada a ver por aqui, veja bem:

Ela está localizada na rua Sendlinger ~ uma rua comercial no centro da cidade, onde as construções são praticamente todas agarradas umas às outras, ou seja, sua fachada se mingua com os prédios vizinhos. 


Asamkirche, Munique

Asamkirche Munich
Rua Sendlinger ~ a esquerda a porta da igreja a direita torre da prefeitura

Portanto, nada te prepara para magnificência do seu interior. Sim, magnificência... fiquei 10 minutos tentando encontrar uma palavra rebuscada o suficiente para tentar descrever a experiência que eu tive a primeira vez que entrei naquele lugar que apesar de pequeno, é tão grandioso em riqueza de detalhes que chega ofuscar os olhos.

Oficialmente: Igreja de São João Nepomuceno tendo em vista que a primeira pedra para o início de sua construção foi colocada pelo Príncipe Maximilian Joseph da Baviera no dia de São Nepomuceno, dando largada ao primeiro dia dos próximos 13 anos que durariam sua construção.

Mas porque ela é conhecida como Asamkirche?

Porque ela foi construída sem autorização da Igreja, já que feita de forma completamente particular pelos irmão Cosmas Damian Asam e Egid Quirin Asam (e não, não tem absolutamente nada a ver com os irmãos Cosme e Damião).

Um dos irmãos era arquiteto, pintor e artista plástico e o outro especialista em esculturas, principalmente no esculpimento das figuras da Trindade. Portanto tudo foi feito pelos próprios de forma particular e direta, com o desejo de se sentirem mais próximos de Deus... 


Interior Asamkirche, Munique

Interior Asamkirche, Munique


A igreja foi construída ao lado/colada a casa deles, inclusive com acesso para circular internamente, e no subterrâneo uma cripta onde hoje ambos descansam eternamente.

A intenção inicial deles era construir uma capela para uso privado, mas pedidos populares na época fizeram com que os irmãos abrissem as portas para receber o público. 

Durante um bombardeio no ano de 1944 o coro foi severamente danificado, diversos trabalhos de restauração foram feitos durante os anos de 1975-83 mantendo a aparência original da Igreja.


Informações úteis:

Sendlinger Str. 32, 80331 München

Segunda a quinta-feira: 7:30 às 18:00h 
Sexta-feira: 12:00 às 18:00h
Sábado: 8:00 às 19:00h
Domingo: 8:00 às 15:00h


Obs.: Não sei por que motivo algumas fotos parecem estar desfocadas após o upload no Blog, mas com paciência vou tentar descobrir o que houve!

5 comentários:

  1. Lindo! Como sempre Mimi, imagens lindas e conteúdo muito interessante! Não vejo a hora de te visitar! Saudades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ju!!
      Vem mesmo!? Vou amar receber vocês aqui!! Muitas saudades!

      Excluir
  2. Adoro quando o Post é sobre igrejas e esta então é maravilhosa! Sempre procuro entrar em todas.. contemplar a beleza e sentir a Paz que só esse lugar mágico proporciona.
    Seu Post ficou lindo Mi! Como todos...bj.

    ResponderExcluir
  3. Tinha lido sobre esta joia de igreja e estava no meu roteiro em minha visita a Munique. Mas o tempo foi curto e tivemos que priorizar outras atrações, como o Oktoberfest, por exemplo. Linda linda a igreja. Boa matéria! Em uma próxima visita a cidade, com certeza tentarei visitar Asamkirche!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa igrejinha é mesmo uma jóia! Vale a pena voltar pra visitar!!! ☺️

      Excluir

Tecnologia do Blogger.