Felicitar alguém antecipadamente pode não ser uma boa ideia!

Daquelas curiosas diferenças culturais que nos surpreendem

Há pouco mais de dois anos, quando arrumava minhas malas para vir para Alemanha, achei que a diferença cultural fosse ser como um tapa na cara: rápido, de uma vez e dolorido.

Claro que também tem essa parte, mas nunca havia parado para pensar que ela também estaria nas mínimas coisas que fariam parte do dia-a-dia: Em um parabenizar, no modo como assoamos o nariz, um convite para tomar um café, dentre várias outras coisas que vou contando por aqui.

Sabe aquele colega que faz aniversário daqui dois dias e você coincidentemente encontra na rua? Ai você, sempre muito atencioso, deseja a ele: “Puxa fulaninho... aniversário chegando... Feliz aniversário viu!? Espero que seu dia seja ótimo e blábláblá...” e ai você vai embora se sentindo satisfeito pelos votos que fez antecipadamente!! Mas, atenção, se esse colega for um(a) alemã(o), jamais faça isso!!!

Ano passado o meu aniversário caiu num sábado, e no dia anterior (sexta-feira) compareci normalmente ao meu curso de alemão. Na hora do intervalo, fomos até a lanchonete e eu, juntamente com alguns colegas brasileiros, acabei me sentando próxima ao grupo de colegas com quem nossa professora estava (todos alemães) e eles começaram a puxar assunto, nos incentivando a “bater papo” em alemão. 

No meio da conversa, comentei que no dia seguinte seria meu aniversário e aí a coisa ficou interessante: Do “lado brasileiro” da mesa todos os colegas me parabenizaram, já que certamente nenhum deles me veria no sábado. Do “lado alemão”....... silêncio absoluto!!! 

Não bastou apenas o silêncio por parte dos colegas alemães, eles também tinham aquele olhar de incompreensão misturado com (talvez) um pouco de surpresa, não sei bem ao certo, mas depois de alguns segundos constrangedores e uma rápida troca de olhares, a professora tomou a frente para nos explicar que não é lá muito educado parabenizar uma pessoa antes da data porque isso pode trazer azar, que só podemos felicitar alguém no próprio dia ou nos dias seguintes, mas nunca antes!

Depois do esclarecido, a professora fez questão de me lembrar que não havia me parabenizado e que isso só aconteceria na próxima semana de aulas. 

Então expliquei aos alemães que não estávamos sendo mal-educados, pelo menos não em nossa cultura, e em situações como essa geralmente fazemos questão de parabenizar a pessoa, porque temos a intenção de que ela se sinta lembrada, além de mostrar que nos importamos, já que se deixarmos para fazer na semana seguinte, pode parecer que nos esquecemos do dia dela.

Só a partir dali se desfizeram os vincos nos olhares das pessoas. De uma forma ou de outra, hoje tomo mais cuidado ao parabenizar alguém, seja pelo aniversário, casamento, etc... 

Quando se trata de um colega brasileiro, parabenizo, se alemão, não parabenizo, e quando se trata de outra nacionalidade, pergunto se posso ou não felicitá-lo antes da hora! hahahaha... Se você estiver por aqui, sugiro fazer o mesmo!!!

2 comentários:

  1. Muito boa a matéria! Observo sempre as culturas distintas, tentando me adequar aos locais que visito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela mensagem! ☺️
      É sempre muito enriquecedor não é mesmo!? Também adoro observar essa diferenças culturais!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.